fbpx
Dicas

Veja como limpar azulejo de cozinha de 3 formas diferentes

3 de setembro de 2018

A cozinha, espaço sempre muito importante para a funcionalidade da casa, tem se tornado, cada vez mais, um ambiente de destaque e de decoração da casa, com inserção de vários elementos, como o azulejo estilizado. Para mantê-la sempre convidativa e higienizada, é necessário saber como limpar azulejo de cozinha.

Sendo assim, preparamos este post especialmente para você. Começaremos falando sobre o que você deve fazer no momento da limpeza e, posteriormente, falaremos sobre os produtos que devem ser utilizados, as melhores estratégias e os elementos para fazer tal. Confira!

Como limpar azulejo de cozinha?

A limpeza da cozinha deve ser feita de forma periódica, pois os azulejos costumam acumular muita gordura proveniente das atividades desenvolvidas nesse ambiente.

Para limpá-los, é necessário prestar atenção tanto no azulejo quanto nos rejuntes, além de conhecer materiais de limpeza corretos para executar a tarefa.

Quais são os produtos que devem ser utilizados?

Para limpar os azulejo, recomendamos a utilização de três materiais de limpeza: desengordurante, detergente e vinagre com limão. Vamos conversar um pouquinho sobre cada deles?

Desengordurante

Essa é a alternativa mais recomendada, devido à eficiência do produto na limpeza e remoção da gordura. Para fazer a higienização, adicione o desengordurante direto no azulejo após a cozinha ser utilizada, deixando-o agir por alguns minutos no azulejo. Depois, remova a sujeira e o desengordurante com um pano úmido. Mãos à obra!

Detergente

O detergente é o mais conhecido e utilizado para a remoção de sujeira e gordura dos azulejos. Há também aqueles especiais para essa tarefa, mais recomendados para esse tipo de limpeza.

Para fazer a higienização do azulejo com esse material, faça uma mistura de detergente (aproximadamente 10 gotas) com água morna e aplicá-la diretamente no azulejo, fazendo a retirada com pano macio e água.

Vinagre e limão

Quem não gosta de uma dica caseira para resolver problemas desse tipo? Para colocar essa opção em prática, você precisará misturar uma xícara de vinagre branco com outra de suco de limão puro. É simples!

Após isso, coloque a mistura em um spray e aplique diretamente sobre o azulejo, esfregando-o com uma esponja. Depois, enxágue. Você vai adorar o resultado.

Bicarbonato de sódio

Para utilizar o bicarbonato, deve ser feito uma pasta, misturando o material com água ou suco de limão. Após isso, aplique a solução diretamente no azulejo e aguarde por uns 10 minutos. Depois disso, utilize uma escova para remover a mistura e enxaguar os azulejos, secando com um pano macio.

Quais são os cuidados que precisam ser tomados?

Os cuidados devem ser redobrados quanto aos rejuntes. Essa é zona onde se concentram as sujeiras e gorduras. Dê preferência para materiais propícios a limpeza de azulejo, para aumentar a vida útil do material e manter a vivacidade das cores e o brilho.

Quais são as melhores estratégias?

1. Escova

Ela é ideal para a remoção de limpeza mais profundas. Entretanto, tome cuidado com relação à intensidade da limpeza, pois a força aplicada pode prejudicar a qualidade do azulejo, arranhando-o.

2. Pano umedecido

É ideal para a limpeza suave de azulejo, especialmente quando ele apresenta um baixo nível de sujeira. Dessa forma, é recomendado para as limpezas periódicas.

3. Esponja

A esponja é outro material recomendado para fazer a limpeza do azulejo, e funciona como um meio termo entre a escova e a esponja.

Sendo assim, agora que você já sabe como fazer a higienização correta, é necessário que tratar isso de forma regular. Nada de deixar que a sujeira, especialmente a gordura, se acumule de forma exagerada, tornando a limpeza mais difícil, hein!

Agora que você já sabe como limpar azulejo de cozinha de diferentes formas, que tal dar uma conferida em nossas dicas baratas de decoração?

Você pode gostar também

Sem comentário

Deixe seu comentário