fbpx
Dicas

Tipos de pratos: quais são e como usá-los na decoração?

20 de dezembro de 2018
Tipos de pratos: quais são e como usá-los na decoração?

Oferecer um belo almoço para a família ou convidar os amigos para um delicioso jantar, é hábito das pessoas que gostam de receber convidados em casa. E escolher os tipos de pratos, copos e talheres corretos que estarão sobre a mesa costuma ser a preocupação de muitos anfitriões, afinal, caprichar na decoração faz parte do evento, não é mesmo?

Hoje em dia, é possível encontrar peças bonitas e de qualidade em lojas e supermercado de todo o Brasil, com formatos, cores e estampas diferenciadas e muito sofisticadas.

Conheça a seguir quais são os tipos de pratos que devem ser usados na mesa e para que servem cada um deles, a fim de deixar as reuniões em sua casa mais elegantes e funcionais!

Sousplat

Conhecido também como prato marcador, o sousplat é usado como base do prato raso em eventos formais, e serve para demarcar o lugar de cada convidado na mesa. Ele tem apelo decorativo ao emoldurar a louça, além de conferir requinte e sofisticação ao jantar.

Prato raso

É o prato mais usado para refeições e, devido às suas variações, deve ser escolhido de acordo com certos quesitos, tais como: durabilidade, estilo, elementos decorativos e cores. No mercado, é possível encontrar modelos feitos em vidro, acrílico, porcelana e materiais naturais, como madeira ou bambu.

Prato fundo

Entre os tipos de pratos existentes, o prato fundo é utilizado para servir sopas e caldos, assim como massas e risotos. O formato côncavo da peça tem a finalidade de manter a comida quente por mais tempo, de maneira que todos possam saboreá-la sem pressa alguma!

Pratos quadrados

Atualmente, os pratos quadrados são tão utilizados quanto os redondos. Além de serem bonitos e versáteis, eles conferem modernidade à mesa em almoços e jantares. Já é possível encontrar o prato quadrado em conjuntos completos de até 42 peças, e variações de materiais e cores para todos os gostos.

Prato de pão

O prato de pão costuma ser utilizado para acomodar pães, quando o menu é composto por sopas ou comidas que tenham molho. Coloque a peça, de aproximadamente 15 cm, à esquerda do prato principal e deixe que os seus convidados saboreiem o famoso pãozinho, ensopando-o no caldo quente.

Prato de sobremesa

Os charmosos pratos de sobremesa podem estar presentes em quase todas as refeições do dia a dia, uma vez que acomodam não somente a sobremesa, mas também saladas, queijos, frutas e aperitivos em geral. Outra finalidade é servir como base para iguarias no café da manhã ou chá da tarde.

Ao procurar pelos diversos tipos de pratos existentes no mercado, não deixe de conferir as variedades que as Lojas Giga oferecem em seu estoque. Modelos de cores, estampas e materiais para todos os estilos e com preços muito convidativos, você encontra por lá. Encante a sua família e os seus convidados com uma mesa elegante e bem-posta!

Gostou do post sobre os diversos tipos de pratos? Então, assine a newsletter e receba em seu e-mail mais novidades como esta. Esperamos pela sua inscrição!

Você pode gostar também

Sem comentário

Deixe seu comentário