fbpx
Dicas

Tipos de lixeiras: qual é a melhor para cada cômodo da casa?

19 de fevereiro de 2019
tipos de lixeiras

O lixo é um dos maiores inconvenientes produzidos pelo homem. Para que ele seja direcionado de forma adequada para os aterros sanitários, incineradoras ou centros de reciclagem, é necessário dispensá-lo em lixeiras adequadas para cada ambiente e tipo de lixo. Mas, afinal, você sabe quais são os tipos de lixeiras existentes no mercado?

Com o intuito de esclarecer essa questão, fizemos este artigo especialmente para você. Iniciaremos abordando as características da lixeira de acordo com cada ambiente. Em seguida, falaremos dos principais materiais de lixeiras e, por fim, a importância da coleta seletiva. Acompanhe!

Confira os tipos de lixeiras de acordo com cada ambiente

Cozinha

Há dois tipos de lixeiras indicadas para cozinha: a de pia e a de parede. A de pia se localiza sobre a bancada da cozinha. É indicado que o acessório seja compacto para não ocupar muito espaço, sendo despejado nele apenas os lixos de origem orgânica.

Escritório

O escritório é um ambiente geralmente despojado, que deve proporcionar ao usuário tranquilidade e criatividade. Dessa forma, até mesmo a lixeira deve inspirar esses aspectos. Muitos escritórios optam por lixeiras de design arrojado, feitas geralmente de aço ou metal.

Banheiro

A lixeira do banheiro é uma das mais importantes da casa, pois ela lida com lixos com maior capacidade de sujar o ambiente e a própria lixeira. Dessa forma, ela deve ser feita de material resistente à umidade, como plástico.

Área externa, calçadas e multiuso

As lixeiras localizadas em área externa devem ser mais resistentes às intempéries, como sol e chuva. Em geral, esses acessórios se localizam em áreas de lazer públicas ou privadas e calçadas. Além disso, há a possibilidade de se utilizar lixeiras multiuso, isto é, capazes tanto de atender a demandas de áreas internas como externas.

Veja quais são os materiais de lixeiras mais adequados

Rodas

As lixeiras de rodas são essenciais para uma série de funções, como o recolhimento de lixo de grandes empreendimentos, ou até mesmo de uma grande casa. Além disso, pode servir para mover a lixeira de um lado para outro, de acordo com a necessidade, como é o caso da lixeira multiuso.

Plástico

O plástico é um polímero muito útil para as mais diversas situações, pois consiste num material de baixo custo e muito resistente, especialmente à umidade. Não é diferente com as lixeiras: a maioria delas é feita desse material por conta das características que citamos.

Aço

As lixeiras de aço são indicadas para projetos e ambientes em que o proprietário esteja disposto a gastar mais com as lixeiras. Além disso, a lixeira de aço pode ser utilizada para adequar o objeto a linguagem do ambiente, como é o caso de espaços com decoração industrial.

Saiba a importância das lixeiras para coleta seletiva

Além dos tipos de lixeiras e de material, há outro ponto que você deve ficar atento: a coleta seletiva. É possível escolher lixeiras de acordo com o que será descartado em seu interior. Lembrado que essa diferenciação se dá pelas cores: a vermelha deve receber materiais plásticos; a azul, os papéis; a amarela, os metais; e a cinza, o lixo não reciclável.

Agora que você já conhece os principais tipos de lixeiras, escolha aquele que mais se adéque a seu ambiente e descarte o lixo de forma mais segura!

Aproveite também para entrar em contato conosco. As Lojas Giga são uma empresa com experiência no mercado de utilidades domésticas, materiais escolares, presentes, decoração, entre outros.

Você pode gostar também

Sem comentário

Deixe seu comentário