fbpx
Dicas, Receitas

5 tipos de formas de bolo para arrasar em suas receitas

5 de fevereiro de 2019
tipos de formas de bolo

Saboroso e fofinho. Estas duas palavras indicam uma receita muito especial e amada: o bolo. Porém, ele não deve apenas agradar o paladar; afinal esse prato precisa também ser digno de “comer com os olhos”. E a melhor formar de conseguir esse efeito é apostar em diferentes — e inusitados — tipos de formas de bolo.

Quando o assunto é forma, boleiras de plantão, o que vale mesmo é escolher o melhor modelo e material de fabricação. Para tirar suas dúvidas e lhe ajudar na hora de surpreender a família, selecionamos modelos belíssimos que deixarão suas receitas ainda mais apetitosas! Confira!

1. Rosa

Ela é literalmente uma flor. Essa forma é moldada no formato de rosa e ao desenformar o bolo sai cheio de lindos detalhes de pétalas.

Para deixar a receita ainda mais bonita, você pode utilizar corante na massa ou usar uma cobertura bem molhadinha para que ela se acumule nas curvas que formam as pétalas. Se seu objetivo for algo mais delicado, salpicar um pouco de açúcar de confeiteiro é o ideal.

Ela fica maravilhosa compondo a mesa. Afinal, um bolo lindo desses poderia muito bem fazer parte da decoração!

2. Espiral

Tradicional e com linhas mais simples, mas sem perder o charme. A forma em espiral é fiel ao seu nome e é exatamente esse o formato do bolo. Essa é a forma perfeita para deixar aquele bolo de fubá da vovó ainda mais especial.

Como ao desenformar o bolo fica com um furo no centro, uma deliciosa ideia é rechear o meio com calda de chocolate. Assim que o furo estiver coberto, ela cairá pelas bordas. Huuum!

3. Castelo

O sonho de toda princesa, ops, cozinheira! Essa forma nada mais é do que um verdadeiro castelo, com o formato das torres, tijolinho e tudo mais.

Para que o bolo castelo fique ainda mais próximo do real, vale usar balinhas e outros confeitos para enfeitar.

4. Colmeia

Em formato de colmeia, essa forma é um mimo a parte. Ela delineia todos os favos de mel, replicando o formato que eles realmente têm. Esse produto fica especial durante um café da tarde e pode até ser usado em uma festa temática! Que tal fazer uma receita que leve mel para acompanhar?

5. Coração

Esse é um formato que conhecemos bem e também é uma forma muito popular. Afinal, quem não acha um coração lindo? Como esse é o símbolo do amor, ela é ótima para ocasiões especiais, desde aniversários às datas comemorativas, como o Dia das Mães ou o Dia dos Namorados.

Materiais dos tipos de formas de bolo

Cada tipo de forma de bolo é mais espetacular do que o outro, não é? Mas para que sua receita dê certo é necessário escolher a melhor opção do material de fabricação. Observe:

  • alumínio: é o material mais encontrado nas cozinhas, pois nele podem ser assados outros alimentos, além dos bolos. Sua principal vantagem é aquecer por completo e manter a temperatura; com isso ele é capaz de preparar seu conteúdo uniformemente. Por outro lado, ele não é antiaderente, o que dificulta na hora da limpeza e pode comprometer bolos elaborados, como os que citamos;
  • teflon: tem como principal vantagem ser antiaderente, o que é ótimo para as formas trabalhadas. Mas para garantir esse benefício é preciso atenção com o uso dos utensílios de cozinha em contato com a forma, pois ela risca com muita facilidade; por isso, a dica é investir em colheres de silicone;
  • silicone: se tornou o queridinho das cozinheiras por deixar a fase de desenformar o bolo muito mais fácil. Ele também pode ser levado tanto ao forno, quanto ao micro-ondas e até à geladeira!

Percebeu como cada tipo de material oferece uma vantagem específica? Com essas dicas, agora ficou bem mais fácil conseguir assar perfeitamente a receita do bolo de família!

Bolo gostoso e bonito é sucesso na certa! Com estas opções de formas você conseguirá inovar e surpreender a todos, desde uma reunião entre amigas até um jantar festivo, basta escolher qual a sua favorita. Lindos tipos de formas de bolo resultam em belíssimas receitas.

E que tal inclui-las no café da manhã? Aproveite e pegue mais dicas para deixar essa refeição ainda mais especial! 

Você pode gostar também

Sem comentário

Deixe seu comentário