fbpx
Dicas

Como fazer um planejamento financeiro e conquistar seus sonhos!

2 de julho de 2018
planejamento financeiro

Se você sempre chega ao final do mês com a sensação de “o que eu fiz com meu dinheiro?”, sabe que essa não é uma situação agradável. Pior ainda é quando o dinheiro não é suficiente para todos os gastos, o que significa que está na hora de rever suas finanças e investir em um planejamento financeiro.

Para planejar sua vida financeira não é preciso um especialista, você mesma pode tirar um dia para fazê-lo. E também não precisará de muito: uma caneta, papel e calculadora resolvem o problema. Por isso, não tem desculpa para não começar a cuidar dos seus ganhos e gastos.

Está pronta para colocar as contas no papel e os sonhos em dia? Então vamos te ensinar um passo a passo para fazer seu planejamento financeiro! Confira!

Defina seus objetivos no planejamento financeiro

Para saber por que você está poupando é preciso ter uma meta, ou seja, tire alguns minutos para responder à pergunta: “estou poupando pois quero…?”. Todas as respostas que você imaginar têm um custo, certo?

Então quanto você pode poupar por mês para atingir essa meta? Nessa primeira etapa, você precisa ser muito realista, para não se frustrar no futuro.

Comece a poupar

Poupar significa pegar uma parte do que você recebe mensalmente e, literalmente, guardar. Mas nem sempre isso é muito fácil, pois são tantos gastos que não sobra dinheiro para poupança.

Nessa fase é muito importante saber exatamente quanto você ganha e quanto você tem de despesas, para equilibrar a balança. Para fazer sobrar dinheiro, você só terá duas possibilidades: ganhar mais ou gastar menos. Se reduzir os gastos for a mais viável, coloque tudo no papel e corte o que não é de extrema necessidade.

Você não precisa poupar uma quantia muito alta, faça o que é possível na sua realidade, mas seja constante.

Faça uma reserva de emergência

Reserva não é o mesmo de poupança. Ela serve para aquele gasto que te pega de surpresa, como problema no carro e até uma festinha de aniversário inesperada.

O objetivo de ter uma reserva de emergência é evitar se endividar ou usar a poupança sempre que surgir algo. Portanto, todo mês reserve um pouquinho dos seus ganhos para a reserva.

Gaste seu dinheiro com sabedoria

Comprar sem pesquisar e em lojas caras não é uma forma inteligente de utilizar seu dinheiro. Se a compra já está no planejamento, a dica é pesquisar em lojas mais acessíveis e que tenham grande variedade de produtos. Com mais opções, é mais fácil comparar preços. Assim você investe mais e gasta menos!

Lembre-se de que também é importante escolher produtos de qualidade!

Controle o uso do cartão de crédito

Se você pode pagar no débito ou à vista, evite usar o cartão de crédito. A menos que você faça parte de um programa de milhagem ou pontos. Nesse caso, compre no crédito, mas sempre pague o valor total da fatura. Afinal, os juros dos cartões são os mais altos do país!

Fique de olho nos prazos de pagamento

Você paga suas contas em dia? Já parou para pensar o quanto você deve ter gastado, todos esses anos, com juros por um ou dois dias de atraso? Melhor nem pensar. A partir de agora, atraso não faz parte do seu vocabulário. Se preciso, coloque um lembrete na agenda ou um alarme no celular para nunca mais se esquecer!

Com todas essas dicas, é fácil fazer planejamento financeiro mensal, não é? Quer mais informações como essas? Assine nossa newsletter para receber muitas novidades e descobrir novas formas de economizar diariamente! 

Você pode gostar também

Sem comentário

Deixe seu comentário