fbpx
Dicas

Conheça as facas para carne e quais são os diferenciais!

24 de março de 2019
facas para carne

Você já deve ter visto ou ouvido falar que existem diversos tipos de facas para carne e que cada uma delas apresenta uma função específica, não é mesmo? No entanto, no dia a dia fazemos uso dos modelos mais tradicionais, sem nos dar conta da importância de saber utilizá-las de maneira correta.

A seguir, selecionamos as principais facas disponíveis no mercado e, ainda, em quais situações você deve utilizá-las. Então, continue a leitura e descubra o que não pode faltar na cozinha de casa!

Faca campeira (churrasco)

A faca campeira ou para churrasco, como é popularmente conhecida, é o principal utensílio para cortar carnes. Ela contém uma lâmina de aproximadamente 8 a 12 polegadas, o que facilita o corte tanto de bifes simples quanto o de peças maiores.

De qualquer maneira, é válido levar em consideração a seguinte regra: facas pequenas servem para cortes pequenos e já as grandes são utilizadas para cortes maiores.

Você pode encontrar a faca feita com cabo de madeira ou, ainda, de inox. Também existe o modelo forjado, que exige cuidados maiores na hora de manuseá-la.

Faca de cozinha (de menor fio)

O modelo é ideal para cortar os acompanhamentos do churrasco, tais quais: temperos, legumes e ingredientes do indispensável vinagrete que acompanha a carne. As polegadas podem variar de 6 a 10 polegadas.

A faca do chef, como também a conhecemos, só deve ser usada para cortar os elementos descritos acima. Em vista disto, utilize a faca campeira apenas para os cortes de carne, a fim de não perder o fio do utensílio!

Faca trinchante

A faca trinchante é grande e tem o fio muito aguçado. Ela é indicada para cortar carnes para assados, churrascos, aves, presuntos, entre outras iguarias.

Podemos acrescentar, ainda, que a faca trinchante tem uma lâmina bem fina, o que permite cortar finas fatias de carne.

Faca cutelo

O modelo consiste em uma lâmina retangular, sendo que tem afiação em apenas um dos lados, o que lembra uma machadinha.

A faca cutelo é grande e pesada e tem como principal finalidade cortar carnes duras e até ossos. No brasil, ela também pode ser encontrada pelo nome de “faca de açougueiro”. Geralmente, tem um furo na extremidade, o que permite deixá-la pendurada em um gancho.

Enfim, existem outros tipos de facas para carne que são utilizadas tanto pelos cozinheiros profissionais quanto pelas pessoas que gostam de cozinhar em casa.

Mas, para mantê-las sempre afiadas, o recomendado é usar a chaira estriada, a fim de não retalhar a peça de carne. Assim sendo, o utensílio servirá para afiar a faca que vai ser utilizada, sendo que o ideal é que a chaira tenha de 10 a 12 polegadas.

Então, na hora de usá-la, passe o gume da faca nos dois lados e em todo o comprimento. Desse modo, o apetrecho ficará afiado e poderá ser usado novamente.

Agora que você já conhece as facas para carne que existem no mercado, prepare o churrasco com os amigos e tenha um bom apetite!

Quer saber quais são os 8 utensílios para churrasco que você precisa ter em casa? Então, leia o post que preparamos com todas as dicas!

Você pode gostar também

Sem comentário

Deixe seu comentário