fbpx
Dicas

Dicas de materiais escolares: como escolher e como economizar?

31 de janeiro de 2019
dicas de materiais escolares

Início de ano é conhecido popularmente como a época em que os gastos são maiores. Entre os gastos adicionais que entram na conta nesse período, temos a compra do material escolar. Entretanto, essa etapa não precisa ser um pesadelo. Seguindo as dicas de materiais escolares corretamente, você é capaz de adquirir bons materiais para os seus filhos e economizar dinheiro.

Mas afinal, você sabe como fazer isso? Com o intuito de esclarecer essa questão para você, preparamos este artigo. Iniciaremos destacando a importância do planejamento e pesquisa dos preços nessa etapa. Em seguida falaremos sobre os principais itens que não devem ser esquecidos. Por fim, abordaremos as principais dicas a serem seguidas.

Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

Planeje e pesquise preços antes de ir às compras

Qualquer ação que você faz na vida tem a probabilidade de sucesso aumentada de acordo com o nível de planejamento que você prepara para realizar determinada ação, como a compra de material escolar. Para realizar essa etapa de forma satisfatória, você pode tomar várias medidas, como a aquisição de uma agenda, por exemplo.

Outro ponto que devemos destacar é a pesquisa de preços nas lojas de material escolar da sua cidade. O preço varia muito de acordo com cada local, ainda que os produtos sejam o mesmo. Dessa forma, vale muito a pena conferir os preços nas mais diferentes lojas do ramo na sua cidade, averiguando quais delas apresentam os preços mais em conta, assim como maior qualidade dos materiais.

Saiba quais são os principais itens na lista de material escolar

Mochila

A mochila é um dos itens mais importantes do material escolar, pois acomoda todos os outros materiais, além dos livros didáticos. Deve ser confortável e de material resistente para durar pelo menos todo o ano letivo.

Caderno

O caderno é o material que é utilizado para fazer as anotações das aulas e das atividades. Deve ser do tamanho adequado para a carga horária do aluno, não contendo um tamanho desnecessário, pois isso gera peso na mochila.

Apontador

O apontador é um instrumento fundamental para todo estudante. Ele tem com função apontar o lápis. Há vários formatos e preços para os apontadores. Escolha aquele mais adequado ao perfil do seu filho e que apresente maior segurança.

Grafite e lapiseira

Esse conjunto substitui o lápis. O grafite tem vários tipos de ponta, que varia desde a 0.1 até a 2.0, número que aumenta conforme a espessura.

Lápis de cor

Não é raro que o seu filho precise realizar atividades de pintura ou de escrita com lápis colorido. Dessa forma, eles se fazem necessários. Há várias caixas no mercado, variando desde 12 até 36 cores, entre as mais utilizadas.

Estojo

O estojo é um material que serve para acomodar apontador, borracha, corretivo, lápis de cor, marca texto, entre outros. Deve ser feito de material resistente e com tamanho adequado para acomodar todos os materiais.

Borracha

A borracha é outro material importante. Deve ser escolhida com cuidado para que não prejudique o estudante durante o ato de pagar — algumas, em vez de apagar o conteúdo, mancham ou rasgam a folha.

Corretivo

O corretivo tem como objetivo ‘apagar’ erros cometidos com escrita com a caneta. Entretanto seu uso às vezes é restrito em determinadas escolas.

Caneta azul e preta

As canetas são elementos essenciais para serem compradas no material escolar, especialmente quando o aluno precisar assinar algum tipo de documento dentro da sala de aula ou mesmo fazer a prova.

Marca-texto

O marca texto tem como função grifar a parte importante do texto. Há marca-textos de várias cores, sendo esse instrumento muito útil para fichamentos e para estudos de forma geral.

Calculadora

A calculadora é um instrumento muito importante em matérias como matemática, física, química, entre outros. Entretanto, a possibilidade do seu uso deve ser averiguada junto à escola.

Régua

A régua tem várias funções, como ajudar em atividades de geografia, artes e matemática. Existem vários tamanhos e formatos no mercado. Priorize aquelas que a escola pedir.

Confira agora as principais dicas de materiais escolares

Verifique os materiais que o seu filho já possui

Antes de fazer a compra, verifique os materiais que o seu filho já tem para não comprar material repetido e deixar ele acumulado em casa.

Atrase ou adiante as compras

O mercado funciona de acordo com a lei de oferta e demanda. Nos períodos de maior aquecimento e procura por materiais escolares, o preço naturalmente sobe. Dessa forma, é preciso evitar esse período de pico, adiantando ou atrasando as compras.

Não se prenda a marcas ou a modelos

É muito comum que os filhos se atenham a certa marca ou modelo de material escolar. Entretanto, cabe a você frear esse desejo e comprar o material mais viável.

Pegue o feedback com outros pais

É muito importante conversar com outros pais sobre esse período de compra de material escolar, especialmente com os mais experientes, pois você pode pegar dicas com eles e tomar atitudes mais corretas.

Saiba como cuidar do material escolar

Invista em uma boa mochila

Como falamos, a mochila talvez seja o material escolar mais importante, pois ela abriga todos os outros materiais. Dessa forma, invista em uma mochila resistente, feita com bom material. Caso você more em uma região com bastante chuva, vale a pena investir em uma mochila a prova d’água.

Forneça gradualmente

Você sabe como são os filhos não é mesmo? Não podem ver uma novidade que querem usar tudo de uma vez. É necessário controlar isso e disponibilizar novos materiais, como lápis e borracha, de acordo com a necessidade.

Proteja o material e ensine a conservar

É importante adotar medidas para conservar o material, como encadernar os cadernos e os livros de leitura. Outra dica é conscientizar os filhos sobre a necessidade de manter o material conservado, estabelecendo prêmios de acordo com o cumprimento de metas.

Sendo assim, agora que você conheceu as principais dicas de materiais escolares, comece a se planejar para fazer a compra do material em tempo hábil e garanta produtos de qualidade com um bom custo-benefício!

Lembre-se: os materiais são fundamentais para garantir a boa qualidade do ensino do seu filho.

Gostou deste texto que preparamos para você sobre como encontrar as melhores lojas de material escolar? Então entre em contato conosco das Lojas Giga!

Você pode gostar também

Sem comentário

Deixe seu comentário