fbpx
Dicas

Decoração para quarto: veja o que é essencial para o ambiente

9 de julho de 2018

O quarto é o cômodo da casa que tem relação com a personalidade do morador, pois ele acompanha as várias fases de sua vida, mudando conforme o seu estilo se altera. E para preservar a essência do residente, a decoração para quarto deve ser bem pensada e planejada.

Na hora de escolher o estilo e os elementos para a composição, cada detalhe deve ser considerado. Afinal, ninguém quer ficar olhando diariamente para uma decoração que não gosta, não é mesmo?

Se você quer saber mais sobre decoração para quarto e como acertar nas escolhas, confira este post e pegue todas as nossas dicas!

Como planejar a decoração para quarto?

Sempre que começamos algo novo é preciso um planejamento, e com a decoração de um quarto não é diferente. Uma coisa é certa, você já sabe do que não gosta, do estilo atual, mas tem certeza do que quer mudar? Se sua resposta for não, o primeiro passo deve ser a busca por inspiração.

Inspire-se

Caso ainda esteja perdido ou com dúvidas sobre a nova decoração, uma dica é procurar imagens em sites, aplicativo de inspiração e revistas que remetem ao que você gosta não se preocupe em definir um estilo agora, ok?

Crie uma pasta ou um quadro de recortes e reúna o que for interessar em cada imagem, uma cadeira, uma mesa, um tapete e por aí vai.

Optar por um tema, lugar ou uma viagem que você fez também pode ajudar a nortear suas escolhas. Um exemplo são as decorações pautadas nas cidades de Londres ou Paris.

Paleta de cores

Um conjunto de tons que combinam e serão os guias para a decoração. Ela deve estar presente no quadro de inspirações e precisa ser escolhida ainda na fase de planejamento, pois vários elementos dentro do quarto terão, pelo menos, uma das cores escolhidas, isso quer dizer que muito, então a decoração será feita em torno da paleta.

Estilo

Você precisa decidir por qual estilo seguir. E isso é muito particular. Tudo dependerá das suas preferências, se você é mais moderno, clássico, vintage ou minimalista. Nossa dica é partir de um estilo preestabelecido e conferir a ele o seu toque pessoal.

O que considerar na hora da decoração?

Agora que você está por dentro dos primeiros passos do planejamento, é o momento de fazer algumas considerações e observar o espaço que será renovado.

Verba

Quanto você pode gastar com a decoração? Essa é a pergunta que você deve se fazer. Isso porque, sem um limite de verba, existe a possibilidade de investir mais do que esperava e endividar-se.

É normal encontrar um móvel que adorou, mas que é muito mais caro. Nesse caso, se você não tiver uma verba predeterminada, a chance de estourar seus gastos naquela peça é muito grande. Caso isso aconteça, terá que abrir mão de outros detalhes da decoração para cobrir o valor do item, prejudicando o resultado final.  

Tamanho disponível

Qual o tamanho do seu quarto? Seus móveis são proporcionais às metragens do ambiente? É necessário que você saiba para não ter espaço sobrando ou a falta dele ao final da decoração.

Logo, sempre que você for sair para fazer compras de decoração, leve sua metragem e anote o que já tem de mobília ou objetos no quarto. Essa dica é muito importante, principalmente para a escolha de espelhos e móveis.

Detalhes especiais

Quando falamos em detalhes especiais, estamos nos referindo às pequenas coisas que acabam passando despercebidas. Por exemplo, você pode furar a parede da sua casa para fixar um quadro? Se a resposta for não, ao escolher a decoração deve-se considerar adquirir prendedores autocolantes e um espelho de chão.

Por isso, para não se frustrar nas compras, confira todos esses detalhes, que no futuro podem fazer uma grande diferença.

Quais elementos não devem faltar na decoração?

Essa é a parte mais divertida! Agora que você já tem o planejamento e sabe de todos os detalhes do espaço, é o momento de conhecer quais itens de decoração para quarto não podem faltar.

Espelho

Para se aprontar em todas as manhãs, o espelho é uma peça essencial, pois, além da função de refletir os objetos, ele contribui para ampliar o ambiente e oferecer claridade posicione-o em frente a uma janela e veja seu quarto ganhar uma luz a mais!

Existem vários tipos e metragens de espelho para você escolher. Para quem gosta de se maquiar no quarto, a dica é investir em um espelhinho para colocar sobre a cômoda.

Roupas de cama

A roupa de cama é fundamental para o conforto e uma boa noite de sono, ainda, ela também é decorativa. Afinal, ocupa grande parte do seu ambiente, ou seja, a cama.

Para escolher a roupa de cama ideal, combine o estilo com a paleta de cores que você optou para o quarto.

Flores

As flores dão um toque de cor ao quarto, podendo ser naturais ou artificiais, lembrando que essa última não exige cuidados, apenas precisa ser limpa periodicamente. Mas se você quiser apostar nas naturais, os cactos e as suculentas são ótimas opções.

Um bom lugar para colocar flores é sobre a mesinha de cabeceira ou na penteadeira.

Itens organizados

Não adianta nada ter uma decoração para quarto incrível, se não tiver organização, não é? Para tanto, potes e caixas serão seus companheiros. Eles acomodam os mais variados tipos de itens.

Para quem guarda maquiagem, produtos de beleza e de cabelo no quarto, existem organizadores próprios para esses itens, que dão muito charme à decoração ao ficarem expostos.

Para finalizar, com planejamento, sabendo as metragens do seu quarto e todos os detalhes, a escolha dos objetos de decoração será um momento tranquilo em que você poderá expressar todo seu estilo!

Não deixe de buscar sua nova decoração em uma loja com grande variedade de produtos, para que você tenha liberdade de escolher suas peças e garantir um preço justo.

Agora que você sabe por onde começar em uma decoração para quarto, já quer passar para os outros cômodos também? Então, aproveite, siga nossas redes sociais e receba várias outras dicas de decoração, produtos e ideias para a sua casa! Estamos no Facebook, Instagram e YouTube.

Você pode gostar também

1 Comentário

  • Reply Juliana 22 de outubro de 2019 at 15:38

    Justo o que eu procurava sobre papel de parede para quarto. Obrigada!

  • Deixe seu comentário