fbpx
Dicas

7 dicas para fazer uma decoração com espelhos na sua casa!

30 de outubro de 2018
decoração com espelhos

Está a fim de dar um destaque na sua casa realçando a decoração com espelhos? Ótima escolha! Fica muito chique e torna os cômodos mais aconchegantes e estilosos.

Na hora de decorar, esses “refletores” podem aumentar a iluminação interna da casa, oferecer uma maior amplitude e criar ambientes sofisticados. Sem contar que esse processo ainda realça os objetos do recinto, deixando-os em evidência.

Continue lendo este artigo e conheça algumas dicas para fazer uma decoração com espelhos invejável na sua residência e impressionar suas visitas. Boa leitura!

1. Use a decoração com espelhos para valorizar os ambientes

A decoração com espelhos deixa o cômodo visualmente maior. Do mesmo modo, esses objetos refletem a luz natural, o que gera novos pontos de luz e amplia a iluminação do ambiente.

Para conseguir esse efeito, invista em peças grandes, que cubram grande parte da parede ou ela por inteiro. Elas podem ser inteiras ou fracionadas em painéis, e caem bem em qualquer parte da casa. Você pode adornar a estante do banheiro, a porta do guarda-roupas, por exemplo, ou então revestir o canto da sala de jantar.

Aproveite o efeito do espelho para enriquecer também cômodos que recebem pouca atenção, como o hall de entrada. Um refletor com armação é uma excelente opção, pois acrescenta requinte a esse espaço de acesso rápido.

2. Harmonize a moldura do espelho com a decoração

Espelhos com moldura se adaptam perfeitamente ao gênero da decoração. Independentemente de ser fina ou larga, rústica ou clássica, moderna ou tradicional, ela combina com o restante do aposento e complementa o visual da peça, chamando atenção.

Logo, combine esse tipo de acabamento com o requinte desejado para o ambiente. Para cômodos mais cheios e com muitas cores, aplique molduras com formas e tons mais suaves, o que dará mais harmonia ao ambiente. Para espaços mais sóbrios e limpos, você pode optar por cores mais vibrantes, criando toques de descontração.

Lugares mais aconchegantes demandam molduras de madeira, assim como os mais modernos pedem armações de metal. Já para aqueles cantinhos pouco frequentados, utilize molduras de ferro.

Contudo, o aspecto decorativo dos refletores também pode ser destacado por outras opções que dispensam as molduras. Alternativas como o bisotê, por exemplo, moldam as bordas do espelho com angulações distintas e com chanfrados, compondo uma armação atraente com o próprio elemento espelhado.

3. Revista os móveis com espelhos

Ideais para imóveis pequenos que não têm muito espaço para peças grandes. Criados-mudos ou aparadores na sala trazem sofisticação e valorizam esses itens de decoração. Dessa forma, eles equilibram o peso dos objetos e dão profundidade, destacando ainda os utensílios que estão em frente, como livros e adereços de viagens.

Já para a sala de estar, a ideia é utilizar o espelho em adornos, detalhes, enfeites e objetos. Aliás, o mercado está bastante atento a essa tendência, disponibilizando espelhos aplicados em acessórios, abajures, bandejas, caixas, vasos, entre outros.

4. Considere o que será refletido pela peça

Para que a decoração com espelhos não falhe nos detalhes, fique atento ao que será refletido no espelho na hora de fixá-lo. Afinal, de que adianta um retoque belíssimo no quarto se a peça atrás da cama reflete o toalete?

Direcione o espelho para objetos e locais que você quer que sejam destacados. Como esse acessório é muito atrativo, coloque-o atrás da cabeceira, ou ainda na porta do guarda-roupa ou sobre criados-mudos.

Outra utilidade do espelho é desviar o foco de coisas que você não quer, como pilares e cantos da casa. Assim, o ambiente ganha em fineza e sofisticação. Aproveite também para posicioná-lo em conformidade com móveis grandes, como mesas e sofás, de forma que ganhem em profundidade.

5. Valorize a iluminação

Que tal aproveitar o poder de reflexão para iluminar ainda mais o espaço? Para isso, fixe espelhos grandes em frente às portas e janelas, por exemplo. Desse modo, você usufrui ainda mais da luz exterior e deixa o interior mais vívido.

O mesmo pode ser feito com luzes artificiais. O uso de espelhos em um cômodo com um lustre, por exemplo, refletirá a luz emitida e a dissipará pelo ambiente.

Com isso, você pode criar pontos de luz em ângulos mais escuros. Só tenha cuidado para não refletir objetos com lâmpadas ou luminárias à mostra, pois a reflexão incomoda os olhos.

6. Utilize o espelho de acordo com o ambiente

Os espelhos devem transmitir também a personalidade do local. Para áreas muito grandes, você pode colocá-los no alto da parede, com a parte superior vagamente inclinada. Evite itens pequenos em paredes muito extensas, de modo que fiquem isolados. Nesse caso, pregue outros objetos para harmonizar a decoração, como acessórios e quadros, criando um mosaico.

Caso não seja possível colocar um grande painel, prefira peças menores, porém, marcantes. Outra recomendação é pousar o espelho encostado sobre o piso em vez de pendurado. Esse efeito traz modernidade ao ambiente.

Já para os refletores grandes, aposte nas peças horizontais para áreas com pé-direito baixo e peças verticais para pé-direito alto. Desse modo, o espelho valorizará o comprimento do espaço.

Dica! Aplicar adesivos e fotos no centro ou em volta do espelho no quarto das crianças deixa o local com uma aparência mais descolada e moderna.

7. Evite excessos

Apesar de aumentarem a amplitude, a elegância, a iluminação e deixarem o local mais aconchegante, o excesso de espelhos pode causar incômodo. Por isso, em sintonia com a decoração, use poucos refletores por cômodo.

Do mesmo modo, escolha apenas uma parede para destacar. Esse recurso já basta para garantir os benefícios dessa peça tão encantadora e democrática.

Vale destacar também que alguns espaços não devem ter esse tipo de acessório. Um escritório ou sala de estudos, por exemplo, são locais para concentração e não necessitam de um objeto que tire o foco. Portanto, dê atenção a esse detalhe para evitar problemas.

E então, o que achou das nossas dicas de decoração com espelhos? Esperamos que elas tenham sido úteis para estimular a sua criatividade durante esse momento tão prazeroso.

Se gostou do conteúdo, aproveite a oportunidade e entre em contato conosco! Nós, da Lojas Giga, temos um vasto portfólio de itens de decoração. Venha conferir!

Você pode gostar também

Sem comentário

Deixe seu comentário