fbpx
Dicas

Pensando em modernizar a cozinha? Conheça 10 copos diferentes

4 de junho de 2018
copos diferentes

Receber os amigos e os familiares em casa é muito agradável, não é mesmo? Pensamos no cardápio que será oferecido, arrumamos a casa e escolhemos os pratos, talheres e os copos que vamos utilizar.

Mas em meio a tantos copos diferentes existentes no mercado, você sabe qual bebida deve ser servida em cada um deles e em quais situações pode utilizá-los? Este artigo traz 10 tipos de copos para ajudar você na hora de receber em casa seus familiares e amigos, seja em eventos formais ou informais. Confira!

1. Taça de Água

A água servida em um jantar deve estar na temperatura ambiente ou levemente gelada. O correto é servi-la em uma taça grande e sem pedras de gelo. Ao manusear a taça de água, o convidado tem que segurá-la pela haste.

2. Taça para Vinho Tinto

O vinho tinto precisa ser corretamente servido para que seus aromas e sabores prevaleçam na hora de degustá-lo. Por isso, a taça tem o bojo mais largo, o que facilita a oxigenação da bebida. O vinho deve ocupar apenas 1/3 do copo e recomenda-se que seja servido em temperatura ambiente.

3. Taça para Vinho do Porto

O vinho do Porto é conhecido pelo sabor marcante e adocicado. Por esse motivo, ele deve ser consumido em uma taça semelhante à taça de vinho tinto, porém, em tamanho menor. Não esqueça que o vinho do Porto é servido após o jantar como aperitivo.

4. Taça para Vinho Branco

A taça de vinho branco também serve para servir o vinho rosé. Ambos devem ser servidos gelados, e por isso, a boca do copo é menor do que a taça de vinho tinto. Harmoniza muito bem com aves e peixes em geral.

5. Taça para Espumantes

Em geral, os espumantes devem ser servidos gelados. A taça tem a haste longa para que a mão não esquente a bebida na hora de manuseá-la. O copo tem corpo longo e bojo estreito, a fim de que a pessoa possa visualizar as encantadoras bolinhas que saem da bebida!

6. Caneca de Cerveja

Esse tipo de copo costuma ser usado para servir cervejas comercializadas na pressão. São robustas e de vidros grossos. Muitos modelos têm apoio para o polegar na alça. É ideal para eventos informais, como bares, pequenas reuniões e churrascos ao ar livre.

7. Copo para Chope

Esse tipo de copo é bastante conhecido por nós, brasileiros. Ele é muito utilizado para servir chope e tem a base larga e a boca abaulada para dentro. Conhecido como copo lager, é usado para servir a cerveja de mesmo nome.

8. Copo Pokal

De vidro transparente, esse copo é bastante usado para servir cervejas carbonatadas, claras ou escuras. Costuma ter haste e o bocal é levemente estreito para manter os aromas que a bebida exala.  É um copo muito elegante e bastante utilizado!

9. Copo de Cerveja Pilsen

As cervejas tipo Pilsen costumam ser servidas nesse tipo de copo. Seu corpo é longo e a boca larga, para que o colarinho seja preservado na hora de saboreá-lo. É o mesmo que o copo tulipa.

10. Copo para Sucos

Os copos para sucos costumam variar a altura, a qual pode ser média ou alta. Em geral, os seus formatos são cilíndricos e podem comportar pedras de gelo. São muito usados em almoços informais, lanches e churrascos.

Conhecer copos diferentes e saber para que serve cada um deles, mostra que sabemos receber os nossos convidados com carinho e respeito! Se você gostou do post de hoje, compartilhe com os seus amigos nas redes sociais!

Você pode gostar também

Sem comentário

Deixe seu comentário