Podemos afirmar com toda a certeza do mundo que você tem uma cozinha em casa, correto? Agora, temos um questionamento a fazer: você realmente sabe como limpar armário de cozinha sem gastar muito tempo e, ainda, conservando o material para que ele fique impecável por mais tempo?
Manter uma casa limpa não é bom somente para ter um ambiente harmônico em si. Quando falamos da cozinha, principalmente dos armários, o que estamos colocando em pauta é a higiene e saúde dos moradores.
O objetivo do nosso post de hoje é explicar como fazer essa limpeza, tendo o maior cuidado possível com os materiais do armário e usando os produtos corretos. Interessado em saber mais sobre o assunto? Então, continue com a gente até o fim!
1. Reconheça o material do móvel e suas limitações
Existe, sim, uma forma de limpar o armário de cozinha sem causar danos em seu acabamento ou nas partes mais aparentes e internas. E, o melhor, sem muito esforço. A primeira coisa que devemos saber antes de iniciar a limpeza é qual material ele é feito.
Nos dias de hoje, existem diversos tipos de materiais nos quais são confeccionados os armários. Entre os mais comuns, temos:
- madeira natural;
- MDF;
- vidro;
- laminado de baixa pressão;
- alumínio.
É válido salientar que cada material apresenta sua característica e limitação nas formas de limpeza, por isso a importância levar em conta o material de que o armário é feito.
2. Utilize os materiais de limpeza corretos
Independentemente do material que é feito seu armário, os produtos que você precisará para a limpeza são os mesmos. Então, anote aí:
- flanelas e panos: prefira sempre os brancos, caso contrário, pode acabar alterando a cor original do seu armário;
- borrifador de água: não é especificamente para água, mas para a solução que temos de criar para a limpeza dos armários;
- aspirador de pó: ferramenta importante na limpeza das gavetas e basculantes;
- escova de dente: elas são ótimas para limpar os cantos escondidos;
- esponja: essa ferramenta é uma das principais na hora de limpar as superfícies, mas não se esqueça de usar somente a parte macia.
3. Use produtos de limpeza adequados
Nada de utilizar produtos de limpeza pesada em madeiras, como querosene ou thinner, pois eles podem agredir a superfície do móvel. Seja qual for o material do seu armário, os produtos mais indicados são:
- água;
- sabão neutro ou sabão de coco;
- detergente neutro;
- vinagre incolor;
- lustra-móveis;
- desengordurantes.
4. Crie a solução ideal para o seu armário
Para facilitar ainda mais a sua vida, preparar uma solução para limpar o armário com os produtos citados anteriormente pode ser uma excelente ideia. O ideal é que ela seja feita no dia anterior à limpeza, adicionando a mesma proporção de detergente neutro à solução criada.
A solução pode conter todos os produtos mencionados no tópico anterior, em suas devidas proporções. Para cada 700 ml de água, adicione uma colher de sopa de vinagre e de sabão neutro (caso seja em barra, pode ser raspado).
5. Faça a limpeza frequentemente
O recomendado é que a limpeza dos armários seja realizada constantemente, pelo menos três vezes por semana. É necessário dar aquele toque nas partes mais visíveis aos olhos, apenas com um pano umedecido e detergente.
Porém, não podemos deixar o lado interno e as partes mais escondidas de fora dessa limpeza. O ideal é que, a cada 15 dias, todos os produtos sejam retirados dos armários para que uma limpeza com as soluções necessárias seja efetuada. Isso fará com que a organização e a higiene do seu armário fiquem impecáveis.
E aí, gostou do nosso post? Agora que você sabe como limpar armário de cozinha, que tal aprender um pouco mais sobre como limpar azulejos de cozinha de 3 formas diferentes?
Sem comentário