fbpx
Dicas

Como tirar mau cheiro do banheiro: 5 opções de produtos

7 de agosto de 2018
como tirar mau cheiro do banheiro

O banheiro é um dos ambientes mais frequentados da casa, usado tanto pelos moradores quanto pelos visitantes. Portanto, ele precisa estar sempre limpo e cheiroso. Mas, às vezes, os odores são tão persistentes que pode ser complicado localizar a origem deles.

Se você já passou por algum episódio constrangedor no seu lar ou convive com um odor recorrente, tranquilize-se. Neste post, separamos algumas dicas e produtos para você saber como tirar mau cheiro do banheiro. Acompanhe a leitura e entenda como resolver essa situação de uma vez por todas!

Por que o banheiro fica com mau cheiro?

O banheiro merece atenção, pois pode acumular bactérias prejudiciais à saúde. Além disso, ele está suscetível a diversos odores, em consequência do uso para as necessidades fisiológicas e do próprio encanamento.

Outro fator que contribui para os temidos odores é o fato de que o banheiro é um cômodo úmido e que nem sempre tem boa ventilação. Sem o ar passando pelo espaço, o mau cheiro acaba não se dissipando. Mas, para resolver essa questão, primeiro é necessário identificar a fonte do problema.

O que pode estar causando os odores?

São várias as causas que provocam o mau cheiro nessa parte da casa. A seguir, conheça algumas das principais:

Entupimentos

Creme dental, saliva, pelos e cabelo são exemplos de resíduos que podem obstruir pias e ralos e, com o tempo, gerar odores desagradáveis. Para driblar situações como essas, mantenha a limpeza em dia!

Problemas no selo do vaso sanitário

Todo vaso de banheiro possui um anel de borracha entre o seu fundo e o piso. Porém, se essa peça estiver desgastada, é possível que odores do esgoto passem para dentro do cômodo. Nesse caso, a solução é substituir a borracha.

Sifões secos

O sifão é um cano curvo que fica logo abaixo do ralo. Seu objetivo é reter um pouco de água, para impedir que os odores passem para dentro do banheiro. O pouco uso pode evaporar o líquido e, para resolver a situação, basta abrir as torneiras e deixar a água escoar pelo ralo por algum tempo.

Como tirar mau cheiro do banheiro?

Depois de identificar a origem dos maus odores, você pode investir em produtos que vão garantir que seu banheiro esteja sempre perfumado, pronto para receber sua família e visitantes a qualquer momento. A seguir, conheça 5 opções práticas para manter esse cuidado:

1. Aromatizador de ambiente

Existem diversos modelos de aromatizadores de ambientes, como os em spray, que resolvem a situação com apenas algumas borrifadas, e os difusores de ambiente.

Estes últimos são ótimos para quem quer um espaço cheiroso por 24 horas. As varetas de madeira absorvem o líquido com o perfume e o dissipam constantemente pelo ambiente. Além de prático, é muito econômico.

2. Essências

Esses itens podem ser encontrados em casas de produtos naturais, em diversos aromas. Algumas gotinhas nos ralos e na pia são o suficiente para perfumar o espaço por horas.

3. Velas perfumadas

Além de cheirosas, elas dão um toque charmoso ao lugar, remetendo à ideia de spa. Opte pelos aromas mais presentes, como os cítricos e a canela. Tome cuidado com a chama e a mantenha as velas longe de papéis e toalhas.

4. Bloqueadores de odor

Esses produtos são específicos para aplicação imediata após o uso do vaso sanitário. Apesar de resolverem o problema, não oferecem perfume de ação prolongada.

5. Receitas caseiras

Existem algumas receitas caseiras para afastar o cheiro ruim do ambiente. Uma das mais eficazes combina estes ingredientes:

  • meia xícara de bicarbonato de sódio;
  • um xícara de vinagre branco;
  • meio litro de água quente.

O modo de preparo e uso são simples. Ferva a água e a misture com o vinagre. Despeje o bicarbonato no ralo e, em seguida, jogue a mistura com água quente e vinagre. Deixe descansar durante a noite e, na manhã seguinte, abra a torneira para que escoe água fria pelo cano. Para perfumar, acrescente um difusor de ambiente ou uma vela aromática.

Viu que não existe segredo para manter ambientes limpos e perfumados? Aproveite que você aprendeu a como tirar mau cheiro do banheiro e continue aprendendo mais com a gente: leia também o post sobre como manter a casa sempre arrumada!

Você pode gostar também

Sem comentário

Deixe seu comentário