fbpx
Dicas

Veja como se livrar dos ácaros com essas 7 dicas

11 de novembro de 2018
como se livrar dos ácaros

Manter uma casa limpa é uma tarefa que se faz dia a dia, levando em consideração vários aspectos, como evitar acúmulo de sujeira e o aparecimento de insetos, fungos e ácaros. Falando nisso, você sabe como se livrar dos ácaros?

Para lhe ajudar nessa tarefa, iniciaremos falando sobre o que são esses seres e quais são os seus locais preferidos. Posteriormente, abordaremos sobre os motivos que fazem com que sejam prejudiciais à saúde. Por fim, apontaremos 7 dicas para você se livrar dos ácaros. Quer saber quais são? Então continue lendo e descubra!

O que são ácaros e por que prejudicam a saúde?

Ácaros são microrganismos que costumam estar presentes em nossas casas quando não fazemos a limpeza e manutenção necessária. Esses pequenos seres são extremamente prejudiciais à saúde, principalmente para aqueles que apresentam alergias.

Esses bichinhos indesejáveis se proliferam em materiais que acumulam poeira e pelos de animais domésticos, como tapetes felpudos, cortinas, camas, bichos de pelúcia, cama, toalhas entre outros.

Os ácaros são os responsáveis por muitas doenças de caráter alérgico nos seres humanos. Entre elas, podemos citar a rinite, asma alérgica e dermatite atópica. O contato com o corpo humano acontece em maior parte pelas vias respiratórias ou pela proximidade com a pele.

Como se livrar dos ácaros de uma vez por todas?

1. Mantenha as portas e janelas abertas

É recomendado que você mantenha as portas e janelas da casa abertas a fim de evitar o surgimento de ácaros. Isso porque esses pequenos animais preferem ambientes escuros e pouco ventilados. Tomando essa simples atitude, você reduz bastante o risco de ácaros na sua casa.

2. Retire o pó de lugares em que eles costumam se alojar

Como já falamos, tapetes, camas, cortinas são os locais preferidos dos ácaros. Acontece que esses lugares são acumuladores naturais de poeira e pelos. Para que isso seja evitado, deve-se fazer limpeza periódica desses itens, de preferência com produtos específicos para livrar sua casa desses seres desagradáveis.

3. Use capas protetoras com tratamento antimicrobiano

Uma ótima alternativa para evitar o acúmulo de poeira e, consequentemente, o aparecimento de ácaros é utilizar uma capa protetora com tratamento antimicrobiano em colchões e travesseiros. Vale ressaltar que esses produtos precisar ser higienizados com frequência.

4. Lave periodicamente cortinas, tapetes, entre outros

É importante que você lave periodicamente todos os objetos que são suscetíveis para o aparecimento de ácaros, como cortinas, tapetes, bichos de pelúcia, roupas de cama, entre outros. Essa é uma necessidade importante, pois são itens que estão em constante contato com a umidade do corpo ou outras impurezas.

5. Use desumidificadores de ar

Ácaros gostam de locais úmidos e com pouca iluminação. Dessa forma, uma das maneiras de evitar o seu surgimento é utilizando desumidificadores de ar nos seus ambientes, como quarto e salas.

6. Evite comer no sofá e cama

Quando restos de alimentos caem na cama ou no sofá, além de sujarem e mancharem o local, tornam o local ainda mais suscetível para o aparecimento de ácaros.

7. Higienize o colchão de seis em seis meses

O colchão é um dos locais mais suscetíveis ao aparecimento do ácaro. Para que isso seja evitado, é importante que você faça uma limpeza periódica. Além disso, você deve higienizá-lo de forma mais profunda de seis em seis meses.

Sendo assim, saber como se livrar dos ácaros é fundamental para manter a saúde da sua casa em alta. Atenha-se a todos os locais onde eles podem se proliferar e faça limpezas regulares, a fim de removê-los.

Se você gostou de saber como se livrar dos ácaros, certamente também gosta de manter a casa limpa e em ordem. Sendo assim, que tal aprender a tirar manchas do sofá com facilidade? Boa leitura e até a próxima!

Você pode gostar também

Sem comentário

Deixe seu comentário