fbpx
Dicas

Entenda como limpar a geladeira e organizá-la da forma correta

2 de agosto de 2018
como limpar a geladeira

Assim como toda casa, a geladeira também precisa ser higienizada. Afinal, ninguém gosta de sentir um mau cheiro ao abrir a porta do eletrodoméstico, ficar horas procurando ingredientes ou muito menos encontrar produtos vencidos, não é mesmo?

Para manter os cuidados corretos e garantir que os seus alimentos estejam sempre à mão, é preciso saber como limpar a geladeira e mantê-la organizada. Apesar de não ser uma tarefa elaborada, você precisará dar atenção a alguns detalhes para não danificar o aparelho e proporcionar um tempo de conservação maior para a comida por armazená-la nos lugares adequados.

Se você já programou a limpeza e organização da sua geladeira, então confira o passo a passo que preparamos para te ajudar!

Preciso limpar e organizar a geladeira?

Sim! E essa é uma ação que deve ser feita com frequência, pois, mesmo que os alimentos fiquem em uma temperatura mais baixa, bactérias e mofo podem proliferar dentro da geladeira. Isso causa aquele mau cheiro e ainda pode representar um risco para a sua saúde e da sua família.

Já a organização facilitará sua vida na hora de encontrar os ingredientes que você necessita e evitará que produtos fiquem esquecidos. A parte mais importante é que cada alimento deve ser guardado em uma parte específica da geladeira, assim eles receberem a quantidade certa de ar frio, impedindo que apodreçam mais rápido ou fiquem queimados com o frio excessivo.

Qual frequência de limpeza e organização?

Não tem uma regra. O indicado é que a limpeza e organização completa seja feita a cada 15 dias. Mas se você derrubar algum líquido ou farelo, faça a limpeza na mesma hora.

Como limpar a geladeira?

Antes de começar, e para sua segurança, é necessário desligar a geladeira, bastando remover a tomada. O segundo passo será retirar tudo de dentro do aparelho e acondicionar a comida em uma caixa de isopor ou cooler, para que não estrague — aproveite para conferir a validade dos produtos. Se tiver partes removíveis da geladeira, também as retire para fazer a limpeza na pia.

Produtos necessários

Nunca utilize produtos químicos. Para a limpeza, será preciso usar apenas detergente neutro, água morna, pano, esponja e papel toalha para secar.

Passe a esponja umedecida com água morna e detergente em todo o interior e enxágue com o pano úmido. As peças removíveis devem ser lavadas com esponja e detergente neutro em água corrente.

Seque todo o interior e as peças com o papel toalha, e não se esqueça de limpar a borracha que veda a porta, ok?

Para limpar o freezer, espere o gelo derreter um pouco e vá tirando o restante com um pano umedecido em água morna. Nunca use facas ou outro tipo de objeto afiado. Se seu aparelho tiver a função degelo, é só seguir as instruções do manual.

Como organizar a geladeira?

Organizar os alimentos é muito importante para manter sua durabilidade e ajudar na praticidade para o dia a dia. Podemos utilizar algumas regrinhas na hora de acondicionar os alimentos. São elas:

  • no freezer, devem ficar produtos prontos que serão reaproveitados e aqueles que precisam ser conservados congelados;
  • na parte mais fria da geladeira — geralmente a primeira gaveta —, devem ficar as carnes, frios etc.;
  • na primeira prateleira, guarde leite, ovos, manteigas e sobra de alimentos;
  • na prateleira ou gavetas inferiores, coloque folhas, legumes higienizados e frutas que já estiverem picadas ou muito maduras;
  • na porta, acondicione bebidas, conservas, molhos, água e o vinagre.

Outra dica valiosa para manter seu alimento conservado é sempre acomodar a comida em vasilhas de vidro. Isso também vale para a água, que deve ficar em jarras de vidro. Nunca coloque latas na geladeira, passe o conteúdo para um recipiente hermético, também de vidro.

Viu como limpar a geladeira e deixá-la bem organizada é um processo bem prático? O mais importante é ter cuidado com o seu alimento e da sua família!

Agora, que tal curtir a nossa página no Facebook para não receber mais dicas?

Você pode gostar também

Sem comentário

Deixe seu comentário