fbpx
Dicas

Aprenda como fazer um bom churrasco!

15 de agosto de 2018
como fazer um bom churrasco

Existem várias opções de atividades para aproveitar com a família, mas uma das preferidas entre os brasileiros é definitivamente o churrasco. Sua tradicionalidade faz com que ele seja o evento certo para reunir todos os entes queridos em uma deliciosa festa. Contudo, nem todo mundo sabe como fazer um bom churrasco.

Dentre colocar o fogo na churrasqueira e servir um suculento filé, existe um longo percurso — e as escolhas erradas aqui podem transformar seu momento de reunião em um pesadelo.

Para evitar que isso aconteça, separamos neste post algumas informações para lhe ajudar a receber o título de churrasqueiro da família! Faça os convites, posicione a churrasqueira e pegue todas as nossas dicas abaixo para acertar em cheio:

Faça o planejamento para o churrasco

Se você quer aprender como fazer um bom churrasco, saiba que o primeiro passo é realizá-lo com calma e, para isso, é preciso fazer um planejamento.

Faça as compras com antecedência

Assim como em qualquer almoço ou jantar, para o churrasco, você também deve ter todos os ingredientes em mãos. Sendo assim, será preciso listar e comprar tudo o que for necessário, dentre carnes, acompanhamentos, molhos, temperos, utensílios e, claro, o carvão.

Tenha tudo ao alcance das mãos

Depois de retornar das compras, será a vez de cortar as carnes — se for necessário — e temperá-las. Da mesma forma, picar legumes, frutas e o que mais for preciso para que você possa se concentrar na churrasqueira e evitar que algo passe do ponto ideal.

Para lhe auxiliar, uma boa opção é eleger um ajudante que possa ficar na churrasqueira quando você precisar se ausentar.

Capriche na escolha dos acessórios

Ninguém quer perder a faca bem na hora de cortar a carne, não é mesmo? Muito menos queimar a ponta dos dedos por não ter o utensílio certo para virar o filé. Por isso, um churrasqueiro de primeira sempre tem todos os adereços — isso inclui um belo avental, afinal, os acessórios ideais são essenciais em qualquer situação!

Dentre os utensílios para churrascos, esses são alguns dos que não podem faltar:

  • jogo de espeto;
  • grelha;
  • tábua para cortar a carne;
  • faca com tamanho em 8 e 10 polegadas;
  • garfo para churrasco.

Não se esqueça de eleger também um belo jogo de mesa para impressionar os convidados.

Saiba como fazer um bom churrasco com a carne ideal

Escolher a carne certa é primordial para um bom churrasco, contudo, nem sempre é uma tarefa fácil acertar no corte ideal.

Escolha o melhor corte

No Brasil, os cortes mais famosos e saborosos são a picanha, a costela — bastante popular no Sul do país —, o contrafilé, a alcatra, a maminha e a fraldinha.

Para quem gosta de diversificar, as carnes de frango como asinha, coração e sobrecoxa desossada são ótimas opções, assim como a panceta e o lombo, que são carnes suínas. As linguiças também marcam presença no churrasco.

Calcule a quantidade ideal de carne

Agora que você sabe como escolher os melhores cortes, é preciso considerar qual quantidade comprar — mas, não se preocupe, porque temos uma dica infalível. Geralmente, o recomendado por pessoa são 400 gramas de carne.

Ficou simples, não é? Pegue a quantidade de pessoas e multiplique por 400 gramas. Depois, divida o número total pela quantidade de peças de carnes que pretende comprar.

Descubra novos temperos

O sal grosso é tradicional para temperar o churrasco, mas, que tal inovar e garantir um sabor a mais nas suas preparações? Isso é possível adicionando novos temperos.

Uma combinação simples e rápida de fazer é picar dois maços de salsinha e uma cabeça de alho. Adicionar orégano, duas colheres de sopa de molho de tomate, azeite, sal e pimenta a gosto. Reserve por uma hora. Também é possível investir no chimichurri e no vinagrete.

Acerte ao acender o fogo

São várias as técnicas para acender o fogo, mas o mais importante é realizar esse passo com segurança. É possível encontrar produtos próprios para isso em supermercados e casas especializadas.

Após acender o fogo, é necessário esperar até que o braseiro esteja uniforme e sem labaredas. Para acertar na temperatura, posicione sua mão a aproximadamente 15 cm do braseiro, se o calor não possibilitar que você fique nessa posição por mais de 5 segundos, está na hora de colocar as carnes.

Aqui, uma dica de ouro é: se as labaredas começarem a surgir durante o churrasco, não jogue água. Utilize cinzas ou areia para reduzir as chamas.

Saiba o tempo de preparo da carne

Geralmente, é indicado colocar os cortes perto do centro da churrasqueira de 5 a 15 minutos para selar a superfície e garantir que o interior não resseque — para quem gosta de carne mal passada, esse pode ser o ponto ideal para alguns tipos de corte.

Para carnes mais grossas ou bem passadas, é preciso distanciar as peças, depois de seladas, para a extremidade da churrasqueira, fazendo com que fiquem uniformes.

Invista nos acompanhamentos

Que tal incluir também alguns deliciosos acompanhamentos? Entre as possibilidades estão as farofas, o arroz, o feijão, o pão de alho e as batatas — que podem ser assadas na grelha.

Saladas mais leves e com folhas de sabores mais presentes — como a rúcula e o agrião — são boas pedidas. Evite acrescentar maionese, pois, as carnes já têm gorduras o suficiente.

Adicione opções vegetarianas

Não comer carne não é motivo para faltar em um churrasco! Se você tiver algum parente vegetariano ou quiser ousar, é possível grelhar algumas frutas e vegetais.

Nas frutas, que podem ser servidas como sobremesas, invista em abacaxi, manga, carambola e banana. Já nas verduras, aposte em berinjela, pimentão e abobrinha, adicionando azeite e sal para realçar o sabor.

Crie o clima certo

Após todo esse trabalho para fazer a refeição perfeita, é preciso criar aquele clima de festa em família!

Faça uma playlist bem eclética para atender a todos, inclusive às crianças. Monte uma bela mesa, invista em flores e até mesmo estenda alguns panos ou esteiras no chão para garantir um ar lúdico, afinal, vale tudo para reunir a família e garantir muitas lembranças.

Viu só como fazer um bom churrasco não é uma tarefa tão complicada assim? Seguindo essas dicas, você terá a receita para um evento de sucesso. Faça os preparativos, deixe tudo ao alcance das mãos, acerte na quantidade e no corte das carnes e redobre a atenção ao acender o fogo. Invista também em acompanhamentos e em uma decoração divertida.

Agora que você já está por dentro de como fazer um bom churrasco, confira a melhor forma de manter as carnes suculentas e bom apetite!

Você pode gostar também

Sem comentário

Deixe seu comentário