fbpx
Dicas

7 dicas de como economizar dinheiro

28 de agosto de 2018
como economizar dinheiro

Manter o equilíbrio financeiro é um desafio para qualquer um de nós. Os gastos parecem jamais se manter dentro do planejado e as necessidades surgem quando menos esperamos. Entretanto, isso não precisa se transformar em um pesadelo.

Economizar é uma prática que traz benefícios duradouros, principalmente em relação ao bem-estar e à possibilidade de ter mais tempo de lazer. Pensando nisso, criamos este post com 7 dicas de como economizar dinheiro para ajudar você a ter uma vida melhor e mais tranquila. Confira!

1. Crie metas para seu dinheiro

Em primeiro lugar, é fundamental ser honesto consigo mesmo e colocar as contas no papel. Por mais que possamos ter uma boa noção do que nosso salário nos permite fazer, é preciso entrar em detalhes para identificar os pequenos gastos que no final do mês fazem a diferença.

Colocar metas financeiras no papel permite que você estabeleça seus planos a curto, médio e longo prazo. Questões prioritárias como contas da casa, alimentação, saúde e outros gastos desse tipo costumam apresentar padrões que facilitam esse planejamento.

A partir desse ponto, é possível identificar o valor aproximado dos gastos mensais e fazer outros planos, como viagens, compras específicas etc. Assim, além das metas de gastos, estabeleça valores a serem economizados.

Conforme você for alcançando essas metas, será muito mais fácil continuar economizando.

2. Abra mão de alguns gastos

Todos nós temos, em diferentes escalas, gastos supérfluos. Em geral, esse é o principal ponto de ataque de quem quer começar a economizar. Entretanto, isso deve ser feito com cuidado — aquela história de cortar o cafezinho de todos os dias pode ser mais uma dor de cabeça do que uma estratégia viável.

Gastos pequenos, como o do café, certamente formam montantes significativos no final do mês. Porém, cortá-los completa e repentinamente pode ser algo que gera mais estresse do que benefícios. O ideal, nesse caso, é ter bom senso.

Sem abrir mão totalmente de pequenos prazeres que nos dão ânimo para o dia a dia, reduza os gastos com itens que não são de extrema importância. Muitas vezes, uma mudança de hábito pode dar resultados até melhores do que o simples corte.

Se o lanche na cantina está pesando no bolso, já pensou em se planejar para fazê-lo em casa e levar para o trabalho? O restaurante ou happy hour com os amigos pode ser realmente difícil de cortar, mas que tal conhecer novos lugares que são mais em conta?

Essa revisão de práticas cotidianas, substituindo ou mesmo cortando os gastos supérfluos, gera uma economia crescente que dá retorno rapidamente.

3. Equipare seu estilo de vida com seu salário

Quando falamos em mudar hábitos e o comportamento, o objetivo final é equiparar seu estilo de vida com seu salário. Se você perceber que alguns gastos se mostram impossíveis de serem cortados, significa que seu estilo de vida não está de acordo com o seu salário. E isso é um problema.

Por isso, faça uma reflexão com base nos números reais, salvando todas as notas fiscais para analisar qual é o seu comportamento financeiro. Se houver alguma dificuldade para ter uma referência de valor a economizar, redobre a atenção no item que destacaremos a seguir.

4. Guarde 30% dos seus ganhos mensais

Um bom planejamento para economizar dinheiro é aquele que permite que você guarde 30% dos seus ganhos mensais. É claro que isso pode ser uma dificuldade, mas o próprio fato de estabelecer essa meta faz com que você tenha uma referência para nortear seus objetivos.

Ao final de todos os meses, é preciso fazer um levantamento das suas despesas e identificar o que impede que você alcance os 30% de economia. Além disso, essa meta permite que você calcule o quanto é capaz de economizar após alguns meses ou anos para realizar aquele sonho antigo de redecorar o quarto, a sala ou a cozinha!

Outro benefício direto é que você passa a contar com uma reserva financeira para emergências.

5. Crie uma agenda para suas contas

No cenário ideal, todas as suas contas devem ser pagas no mesmo dia. Isso facilita o planejamento financeiro mensal e, consequentemente, o projeto de economizar. Porém, cartão de crédito, aluguel, parcelas de um veículo e demais contas nem sempre vencem no mesmo prazo.

Nesse caso, é importante criar uma agenda e reservar, assim que o dinheiro entrar, o montante que será destinado para cada despesa — e isso inclui o valor a ser economizado.

Um erro comum é deixar para separar o dinheiro apenas no final do mês. Lembre-se que transferi-lo para uma poupança ou separá-lo de alguma forma assim que você receber seu salário é a melhor estratégia.

Com menos dinheiro na carteira é mais fácil resistir à tentação de gastar com supérfluos.

6. Comece a investir

Existem diversas opções para quem quer investir seu dinheiro a curto, médio e longo prazo. E não é preciso ser especialista para isso — basta se informar detalhadamente e fazer um planejamento eficiente.

Além disso, dependendo do seu objetivo, há formas de investir diretamente em consórcios (para veículos e imóveis), além de parcelar uma viagem e pagá-la com antecedência, por exemplo.

Assim, quando chegar o momento de desfrutar dos benefícios, você já terá deixado esse gasto para trás e poderá se planejar novamente para o futuro.

7. Invista seu tempo em pesquisas de mercado

Para entender como economizar dinheiro, é necessário muita pesquisa. Comprar em lojas que ofereçam produtos baratos e de qualidade é uma estratégia que parece simples, mas costuma ser ignorada por muita gente. Em geral, as pessoas se deixam vencer pela comodidade e fazem compras no mesmo lugar de sempre — muitas vezes, pagando mais ou comprando itens de qualidade inferior.

Por isso, troque o gasto financeiro desnecessário por um investimento de tempo. Faça pesquisas de mercado, conheça novos estabelecimentos e compare preços e produtos. É possível manter exatamente o mesmo padrão de consumo que você tem com despesas menores e uma economia importante para começar sua reserva financeira.

São dicas simples, mas que farão toda a diferença em seu dia a dia. Analise seus gastos atuais e faça um novo planejamento para transformar seus sonhos em realidade!

Agora que você já sabe como economizar dinheiro, veja também nosso post sobre as vantagens de lojas com uma grande variedade de produtos!

Você pode gostar também

Sem comentário

Deixe seu comentário