fbpx
Dicas

Como conservar os alimentos em casa? Veja aqui!

16 de abril de 2019
como conservar os alimentos

Saber como conservar os alimentos, quais devem ou não ir para a geladeira, assim como descobrir o tempo que podem ficar fora das embalagens originais, pode causar dúvidas no consumidor. Isso se deve à variedade de suprimentos disponíveis hoje em dia nas feiras e supermercados de todo o país.

Para facilitar o dia a dia de quem cuida da casa, trouxemos dicas essenciais de como conservá-los de maneira mais segura e eficiente. Então, continue acompanhando o post e aprenda mais sobre o assunto!

Frutas e hortaliças

Toda comida, seja ela natural ou industrializada, precisa ser acondicionada de modo correto, a fim de evitar contaminações e, também, minimizar os prejuízos causados pelos desperdícios. No entanto, nem sempre sabemos como conservar os alimentos para que eles durem por mais tempo e possam ser consumidos com total segurança.

No caso das frutas e hortaliças, elas necessitam ser mantidas sobre refrigeração todo o tempo que não estão sendo consumidas. O correto é guardá-las na parte de baixo da geladeira, em recipientes de plástico que possam ser lavados posteriormente.

De qualquer modo, é bom lembrar que tanto as frutas quanto os legumes e verduras não devem ficar muito tempo acondicionados. Isso porque, com o passar dos dias, murcham e tendem a perder os principais nutrientes.

Leites e derivados

Também guarde o leite e os seus derivados na geladeira, porém longe das carnes e dos temperos, com o propósito de que não haja troca de odores entre os alimentos. No caso do leite em pó, armazene a lata em um lugar seco e fresco, tal qual armários ou prateleiras.

Em relação aos queijos, redobre os cuidados! Se o queijo estiver em temperatura ambiente, o recomendado é embrulhar o produto em papel filme e guardá-lo em um local arejado e fresco, longe de iluminação direta.

Se a peça for acondicionada na geladeira, coloque em um pote ou vasilha de plástico e mantenha o recipiente fechado de modo correto. Podemos acrescentar ainda que, se o queijo for congelado, lembre-se de retirar 24 horas do congelador antes de ser consumido. O motivo é trazer de volta a textura e o sabor original do produto.

Pães

Não deixe a embalagem dos pães de forma aberta. Toda vez que for retirar as fatias do pacote, lembre-se de fechá-lo com o arame que acompanha o produto. Além disso, mantenha-o longe de materiais de limpeza e não coloque sobre a pia ou o micro-ondas.

Se você for conservar os pães na geladeira, certifique-se que eles estejam bem embalados e acondicione o pacote na parte menos úmida do eletrodoméstico, longe de gotas d’água. Caso coloque no freezer, conserve em porções individuais, para que eles não sejam retirados e colocados no local toda vez que for consumi-los.

Vinhos

Os vinhos devem ser armazenados em lugares frescos e escuros, portanto, nada de deixá-los expostos ao sol ou qualquer tipo de iluminação artificial. Além disso, sempre deixe as garrafas em posição horizontal, afastadas das caixas de som ou embaixo de escadas!

Ovos

Os ovos devem ser guardados na geladeira, de modo que fiquem longe das carnes ou qualquer outro alimento que tenha um odor mais forte. Ademais, evite armazená-los na porta do refrigerador, pois o abre e fecha do aparelho acaba deteriorando o produto mais rápido.

Como pôde ver, as dicas de como conservar os alimentos são muito práticas e eficientes. Em vista disso, não hesite em adotá-las no dia a dia da cozinha. Lembre-se, também, de verificar os prazos de fabricação e validade contidos nas embalagens dos produtos que você e sua família vão consumir!

Quer saber quais são os 5 tipos de formas de bolo para arrasar nas suas receitas? Então, leia o incrível post que preparamos para você!

Você pode gostar também

Sem comentário

Deixe seu comentário