As crianças adoram brincar, não é mesmo? Por elas, o dia inteiro seria cheio de diversão! E, apesar de ser necessário dosar o tempo livre dos pequenos, o tempo com os brinquedos pedagógicos é muito importante para a educação e o desenvolvimento infantil.
Se você está em busca de outras opções de brincadeira mais acessíveis ao seu bolso para tirar seus filhos da frente da televisão ou do celular, confira o nosso post de hoje!
O que são brinquedos pedagógicos?
Você já sabe que, para a criança, é importante ter um tempo com a família reunida. E é exatamente isso que os brinquedos pedagógicos propõem, porque eles necessitam do direcionamento de um adulto. Logo, demandam explicação e orientação sobre suas regras para que a brincadeira aconteça. São alguns deles:
- dominó;
- jogo da memória;
- jogos com letras e números.
Qual é a sua importância?
De forma geral, toda atividade estimula o aprendizado. Porém, a contribuição pedagógica determina objetivos mais claros para um conhecimento mais específicos de determinados conteúdos.
Com os brinquedos pedagógicos, as práticas são mais elaborados e envolvem regras, que ajudam as crianças a desenvolverem inteligência, disciplina e organização.
Nesse contexto, seu filho se diverte e também exercita a atenção e compreensão. Outros pontos também são trabalhados, como:
- incentivo à imaginação e a experiências;
- possibilidade de socialização;
- ensino de que é permitido errar e tentar de novo;
- trabalho da linguagem e da área cognitiva;
- promoção da expressão da personalidade.
Todos os brinquedos são iguais?
Muitos pais e mães ficam na dúvida sobre o que escolher e, às vezes, acreditam que todo tipo de brinquedo é igual. Mas isso não é verdade.
Além dos pedagógicos, existem os brinquedos educativos, que surgem com a proposta de permitir que as crianças explorem as possibilidades de forma livre e sem a necessidade de os pais estarem presentes.
Eles vão ser essenciais para estimular a coordenação motora e o raciocínio e estão muito presentes nos primeiros anos de vida da criança. Geralmente, fazem uso das cores, sons e formatos.
São alguns exemplos de brinquedos educativos:
- argolas de empilhar;
- blocos de montar;
- instrumentos musicais.
Então, qual deles escolher?
A verdade é que não existe brinquedo melhor ou pior, já que ambos são relevantes e necessários. O indicado é que eles sejam utilizados em conjunto tanto na escola quanto em casa. Afinal, o aprendizado não precisa ocorrer em um único lugar.
Só fique atento a um fator: respeite as faixas etárias dos pequenos. Pelo nível de entendimento necessário, os jogos pedagógicos são mais indicados para crianças a partir dos 3 anos — período em que elas começam a aperfeiçor suas habilidades. É nesse momento que entram em cena os quebra-cabeças simples e os jogos de tabuleiro, que devem evoluir com o passar os anos.
O momento de diversão pode representar bem mais do que você imaginava! Por isso, esse tempo para atividades guiadas com brinquedos pedagógicos é tão importante para o desenvolvimento infantil.
Gostou deste post sobre brinquedos pedagógicos? Então, assine nossa newsletter e não perca nenhuma novidade!
Sem comentário