fbpx
Dicas

Você sabe qual a importância dos brinquedos pedagógicos para a aprendizagem infantil?

13 de novembro de 2018
brinquedos pedagógicos

As crianças adoram brincar, não é mesmo? Por elas, o dia inteiro seria cheio de diversão! E, apesar de ser necessário dosar o tempo livre dos pequenos, o tempo com os brinquedos pedagógicos é muito importante para a educação e o desenvolvimento infantil.

Se você está em busca de outras opções de brincadeira mais acessíveis ao seu bolso para tirar seus filhos da frente da televisão ou do celular, confira o nosso post de hoje!

O que são brinquedos pedagógicos?

Você já sabe que, para a criança, é importante ter um tempo com a família reunida. E é exatamente isso que os brinquedos pedagógicos propõem, porque eles necessitam do direcionamento de um adulto. Logo, demandam explicação e orientação sobre suas regras para que a brincadeira aconteça. São alguns deles:

  • dominó;
  • jogo da memória;
  • jogos com letras e números.

Qual é a sua importância?

De forma geral, toda atividade estimula o aprendizado. Porém, a contribuição pedagógica determina objetivos mais claros para um conhecimento mais específicos de determinados conteúdos.

Com os brinquedos pedagógicos, as práticas são mais elaborados e envolvem regras, que ajudam as crianças a desenvolverem inteligência, disciplina e organização. 

Nesse contexto, seu filho se diverte e também exercita a atenção e compreensão. Outros pontos também são trabalhados, como:

  • incentivo à imaginação e a experiências;
  • possibilidade de socialização;
  • ensino de que é permitido errar e tentar de novo;
  • trabalho da linguagem e da área cognitiva;
  • promoção da expressão da personalidade.

Todos os brinquedos são iguais?

Muitos pais e mães ficam na dúvida sobre o que escolher e, às vezes, acreditam que todo tipo de brinquedo é igual. Mas isso não é verdade.

Além dos pedagógicos, existem os brinquedos educativos, que surgem com a proposta de permitir que as crianças explorem as possibilidades de forma livre e sem a necessidade de os pais estarem presentes. 

Eles vão ser essenciais para estimular a coordenação motora e o raciocínio e estão muito presentes nos primeiros anos de vida da criança. Geralmente, fazem uso das cores, sons e formatos.

São alguns exemplos de brinquedos educativos:

  • argolas de empilhar;
  • blocos de montar;
  • instrumentos musicais.

Então, qual deles escolher?

A verdade é que não existe brinquedo melhor ou pior, já que ambos são relevantes e necessários. O indicado é que eles sejam utilizados em conjunto tanto na escola quanto em casa. Afinal, o aprendizado não precisa ocorrer em um único lugar.

Só fique atento a um fator: respeite as faixas etárias dos pequenos. Pelo nível de entendimento necessário, os jogos pedagógicos são mais indicados para crianças a partir dos 3 anos — período em que elas começam a aperfeiçor suas habilidades. É nesse momento que entram em cena os quebra-cabeças simples e os jogos de tabuleiro, que devem evoluir com o passar os anos.

O momento de diversão pode representar bem mais do que você imaginava! Por isso, esse tempo para atividades guiadas com brinquedos pedagógicos é tão importante para o desenvolvimento infantil.

Gostou deste post sobre brinquedos pedagógicos? Então, assine nossa newsletter e não perca nenhuma novidade!

Você pode gostar também

Sem comentário

Deixe seu comentário