fbpx
Dicas

Benefícios de tirar os sapatos ao chegar em casa

23 de março de 2020

Com o aumento dos casos de COVID-19, cada vez mais, o isolamento social tem se tornado uma realidade aqui no Brasil. Como a doença é transmitida por secreções, ficar em casa continua sendo a melhor forma de evitar o contágio.

Mas, não é todo mundo que já pode aderir à quarentena. Uma grande parte da população não consegue trabalhar de casa e não pode parar de trabalhar. Ou, ainda, é preciso ir ao supermercado. E agora? Como evitar a transmissão do vírus se o isolamento social não é uma opção?

Claro, já temos as orientações que todo mundo conhece: lavar bem as mãos com frequência, usar álcool em gel e evitar passar a mão no rosto. Mas outras dicas também ajudam, e muito, a evitar a contaminação pelo coronavírus se você ainda precisa sair de casa. Uma delas é tirar o sapato quando chegar em casa.

Por que tirar os sapatos ao chegar em casa?

Em tempos de pandemia, é ainda mais importante manter o cuidado com o que deixamos entrar na nossa casa. Mas, mesmo no dia a dia, é uma boa ideia tirar os sapatos quando chegar em casa.

Os japoneses, por exemplo, têm esse hábito faz séculos. É algo que faz parte da cultura deles: consideram a casa como um lugar puro e limpo, e o mundo exterior como um espaço sujo. Para evitar trazer a sujeira do lado de fora para dentro da casa, os sapatos ficam na porta

Independentemente se você concorda ou não, uma coisa é certa: nossos sapatos são um paraíso para as bactérias. Afinal, são as solas deles que entram em contato com tudo que a gente pisa enquanto andamos na rua: insetos, poeira, poças d’água e muito mais.

Ou seja, o hábito pode colaborar para a sua saúde e a da sua família. Além disso, também vai ter menos problemas na hora de limpar a casa. Se toda a sujeira do lado de fora ficar realmente lá fora, limpar o chão vai ser bem mais rápido. 

Como criar o hábito de tirar os sapatos ao chegar?

É mais simples do que parece. Deixe um tapetinho ou uma sapateira perto da entrada, para colocar os sapatos assim que chegar em casa. É válido até deixar um banquinho para facilitar na hora de colocar e tirar o sapato.

Quando voltar a receber visitas, quer que elas também tirem os sapatos ao entrar? Deixe um cesto com chinelos, pantufas e meias disponíveis para usar dentro de casa. Assim, a visita pode seguir as regras da casa sem precisar ficar completamente descalça, o que pode gerar desconforto.

Tirar os sapatos ao chegar em casa pode parecer um exagero para algumas pessoas, mas não deixa de ter seus benefícios. Principalmente em meio ao surto de coronavírus, medidas assim deixam de ser algo extra, e se tornam essenciais para se proteger e proteger sua família.
Tirar o sapato na entrada – assim como colocar a roupa usada para lavar e tomar um banho – é uma medida intensiva que ajuda a quebrar a cadeia de transmissão. Assim, você pode entrar em casa e ficar com quem você ama com tranquilidade. Vamos todos fazer a nossa parte e superar juntos essa epidemia!

Você pode gostar também

Sem comentário

Deixe seu comentário