fbpx
Dicas

Aprenda a montar uma área de churrasco simples na sua casa

23 de outubro de 2018
área de churrasco simples

Para receber a família em uma comemoração ou mesmo em um final de semana, é preciso um local especial, que acomode a todos. Porém, muitos moradores têm receio quanto ao espaço disponível e aos gastos — e não sabem que é possível fazer uma área de churrasco simples!

Se você tem um quintal, uma varanda ou até mesmo um pequeno jardim, continue a leitura. Neste artigo, vamos ensinar a transformar esses locais em ambientes familiares agradáveis. Então, confira todas as dicas e pegue essas inspirações!

Como montar uma área de churrasco simples?

Vamos usar aqui a mesma lógica das compras no supermercado. Afinal, quando você vai às compras, faz uma lista e adquire apenas o necessário, não é mesmo? É essencial procurar por produtos que sejam bons e ao mesmo tempo econômicos

Com essa referência em mente, ao começar a nossa listagem, alguns objetos não podem ficar de fora da área de churrasco simples. A seguir, veja quais são!

Escolha a churrasqueira ideal

A churrasqueira é a estrela e sem ela nada faz sentido. Porém, existem vários modelos e cada um é indicado para uma necessidade específica:

  • churrasqueira portátil: é a mais propícia para locais pequenos e médios. Ela pode ser facilmente transportada e sua principal vantagem está nas opções em carvão, gás e elétrica;
  • churrasqueira a gás: é ótima para apartamentos ou para quem tem vizinhos que não gostam de fumaça. Ela é bem mais prática, já que não é preciso limpar a fuligem;
  • churrasqueira a carvão: é o modelo mais tradicional e o preferido dos churrasqueiros. Por fazer muita sujeira e fumaça, ela não é a mais indicada para espaços pequenos;
  • churrasqueira de alvenaria: é feita com tijolinhos ou outros acabamentos e necessita de ambientes maiores para sua instalação.

Adicione um espaço de apoio

A carne, os temperos, o salpicão e o vinagrete precisam de um lugar para serem acomodados. Para isso, se você tiver um espaço disponível, uma boa medida é adicionar um balcão de madeira ou pedra.

Se o balcão não couber ou o valor ultrapassar o orçamento, invista em uma mesa com rodas, como uma ilha. Assim, você pode movê-la pelo local e ter seu apoio sempre por perto.

Invista no estilo

Qual será o estilo desse lugar tão especial? Mais moderno, rústico ou tradicional? Esse direcionamento é ideal na hora de adquirir os móveis, por exemplo.

Também é preciso considerar a quantidade de pessoas que frequentarão o local. Mesmo que não seja possível saber ao certo, dá para ter uma ideia. Para isso, pense primeiro em quantas pessoas da família vão a sua casa com frequência e comece por aí.

Se você tiver um pequeno ambiente que for acomodar muitas pessoas, coloque poucos pontos de apoio e opte por um estilo mais simples. Aqui, menos é mais.

Com uma área maior, vale investir na infraestrutura como um quiosque de palha, com estilo praiano e telhados com pilares variados em madeira.

Para garantir praticidade, móveis com acabamento em laca, madeira envernizada, aço inoxidável — opções bem modernas — e até mesmo plástico são mais fáceis de limpar. Se você não quer ter preocupação com a limpeza pesada, evite colocar um sofá de tecido, por exemplo, pois a gordura se prende facilmente.

Lembre-se de colocar um piso com textura — de cimento e até concreto —, mas evite os lisos, já que a gordura pode cair no chão e torná-lo bem escorregadio e perigoso. 

O que não pode faltar?

Com a base do espaço decidida, é o momento de adicionar os acessórios que não podem faltar, pois são eles que garantem o seu conforto e dos seus convidados.

Mesas e cadeiras não podem ficar de fora. Você pode investir nas versões de madeira e também nas de plástico, que são fáceis de guardar — já que podem ser empilhadas. Nelas, adicione jogos americanos e lembre-se de criar um local para as crianças saborearem a refeição — vale apostar nos mobiliários infantis!

Se você investir em um balcão, os banquinhos podem ser adicionados para que seus familiares se sentem perto de você enquanto o churrasco é feito.

Outro elemento indispensável é o kit de churrasqueiro, com direito a avental e tudo mais. O churrasqueiro oficial da família merece, não é? E não deixe a tábua de cortar carnes de fora!

Uma dica bônus para garantir a comodidade dos seus convidados é incluir plantas na área de churrasco simples. Pequenos coqueiros e outras vegetações mais resistentes ajudam a criar um ar de frescor. As flores artificiais também podem compor o lugar, desde que fiquem longe da churrasqueira, por causa dos respingos de gordura.

Quais objetos devem ser escolhidos para a decoração?

A melhor parte de criar um novo ambiente é o momento de deixá-lo com a sua cara e do jeitinho que sempre sonhou! E a decoração oferece os elementos para que ele ganhe forma. Nesse quesito, é importante priorizar as cores que você mais gosta e escolher uma paleta de tons para seguir. 

Sendo assim, liberte sua criatividade e invista em quadros vintage e placas decorativas. Não deixe de fora o objeto de desejo de todo local para encontro de amigos, que é o quadro utilizado para guardar tampinhas ou rolhas.

Se você tiver uma parede lisa à disposição, coloque um adesivo com uma bela frase e um relógio personalizado para ninguém perder a hora!

Por causa do cheiro de fumaça e bebida, é uma boa ideia optar por um aromatizador de ambiente tanto para o espaço de lazer quanto para dentro da casa.

Para fechar com chave de ouro, que tal dar um nome para o seu cantinho? Isso faz com que ele fique ainda mais intimista. Depois, é só posicionar uma plaquinha bem charmosa na entrada!

Investindo em praticidade e apenas no que você realmente precisa para montar seu espaço, fica bem mais fácil de acertar em cheio. Lembre-se sempre de pesquisar preços e, quando for escolher a decoração, prefira lojas com grande variedade e promoções!

Agora que você já tem todas as dicas para montar a área de churrasco simples, é hora de descobrir todos os segredos para assar as carnes! Então, leia nosso próximo post e aprenda a fazer um bom churrasco!

Você pode gostar também

Sem comentário

Deixe seu comentário