fbpx
Dicas

Afinal, como organizar armário da melhor forma?

17 de janeiro de 2019
Afinal, como organizar armário da melhor forma?

Abre e fecha porta, tira e coloca peças, ao final dia o resultado é um espaço bagunçado. É, saber como organizar armário de maneira correta não é uma tarefa fácil, mas vamos lhe ajudar nessa missão!

Com alguns truques simples e econômicos, você pode transformar o visual do seu armário e deixá-lo muito mais arrumado. E, pelo menos uma dessas dicas, também será para válida para organizar outros móveis da casa!

Se cansou da confusão em suas gavetas e prateleiras? Então, separe um dia e pegue nossas dicas para resolver esse problema de uma vez por todas. Confira!

Faça uma triagem no armário

Para conseguir, de fato, organizar um espaço, ele não deve estar amontoado de peças e acessórios. Por isso, a triagem é importante para identificar o que você precisa, o que deve jogar fora e o que pode doar.

Como sabemos, nem sempre é fácil se desfazer de algo, pois fica aquela dúvida: será que daqui a alguns meses não vou precisa disso ou daquilo? Isso é bem comum e, para lhe ajudar, temos uma dica simples que você pode seguir e vale para praticamente tudo em seu armário!

  • Fica no armário o que você usou nos últimos seis meses e que não está muito gasto, rasgado ou arranhado, considere as roupas e objetos em geral;
  • Vai para doação o que você não usa faz um bom tempo, que não seja de valor sentimental — sentimental mesmo, como uma lembrança de casamento, por exemplo;
  • Não serve mais e, por isso, vão para o lixo aquelas roupas rasgadas, objetos quebrados e peças íntimas velhas.

Ainda existe uma terceira etapa da triagem, muitas vezes ignorada, mas que não deveria ser. Ela consiste em guardar o que não é da estação vigente, ou seja, se é primavera, os casacos pesados e botas longas podem ser colocados no fundo do armário.

Como tudo o que é armazenado por um período de tempo relevante — principalmente a roupa de cama —, essas peças precisam ser cuidadosamente embaladas. Então é importante investir em sacos ou caixas de pano, que permitam a circulação do ar.

Também vale a pena colocar um saquinho de sílica para acompanhar, pois ela absorve a umidade e não deixa nada mofar.

Coloque tudo à vista

Quem nunca usou o mesmo sapato com frequência, enquanto vários aguardavam na sapateira, que atire a primeira pedra! Essa é uma situação supercomum, pois com uma rotina corrida, nem sempre dá tempo de ficar escolhendo o look do dia.

O grande segredo para variar e realmente usar o que você tem no armário é deixar tudo bem à vista. Isso quer dizer que, por mais organizada que você seja, se as peças ficarem escondidas, raramente você se lembra delas.

Os acessórios, por exemplo, devem ser pendurados na porta do armário, colocados em porta-joias ou gaveta.

Nessas opções, deixe ao menos quatro conjuntos diferentes — colar, brinco, pulseira e anel —, ou as peças que você prefere, em destaque para usar ao longo da semana. Quando o final de semana chegar, faça um rodízio e deixes novos modelos à mostra.

Com as roupas, os cabides são a melhor vitrine. Então, se puder ser pendurado — o que depende do tecido — não tenha dúvida e coloque em cabides. Fica muito mais fácil de ver e escolher.

Já para as peças que vão em gavetas e os sapatos, a dica é associar por tipo ou finalidade, o que facilitar a busca. O truque do rodízio, assim como nos acessórios, é bem útil aqui também.

Nomeie todos os recipientes

Esse é o famoso conselho anti-bagunça. Se você colocou algo em um recipiente, deixe claro o que está lá dentro, pois isso evita que todos os compartimentos sejam abertos enquanto se procura por uma peça específica.

A melhor forma de aderir a essa indicação é com o uso das etiquetas. Assim, você pode trocar o conteúdo sempre que precisar, sem estragar a embalagem, já que elas são autocolantes.

Cá entre nós, elas são muito práticas, econômicas e valem para a casa inteirinha.

Invista nas divisórias

As divisórias são as melhores amigas de quem busca por organização. Isso porque elas são encontradas em todos os tamanhos, simples de montar e são fabricadas em materiais como plástico e até mesmo pano, encaixando bem na gaveta e nas funcionalidades delas.

Elas podem ser usadas para a acomodação das roupas íntimas, acessórios, sapatos, ou seja, em praticamente tudo. As divisórias também são excelentes para organizar aquela gaveta da bagunça — toda casa tem uma — e manter o conteúdo separado e à vista.

Use organizadores

Cada um tem um jeitinho especial para acomodar suas coisas, porém, os organizadores são, de longe, uma mão na roda nessa hora.

Os mais comuns são as caixas de plástico — com pequenos furos —, papel ou pano, pois deixa o objeto respirar. O gaveteiro também são ótimas opções, em diversos tamanhos, podem ser colocados em qualquer lugar.

Ainda existem vários outros organizadores, como as sapateiras. Para elas, existem modelos que podem ser encaixados na porta do armário, pendurado dentro dele ou nas gavetas.

Para quem tem pouco espaço dentro do armário, os organizadores componíveis, funcionam como pequenas prateleiras móveis. Você pode colocar vários em uma superfície e acomodar peças sobre eles e também debaixo, ganhando um espaço antes não utilizado.

Aposte em soluções criativas

Não encontrou a solução que precisava? Crie a sua! Muitas vezes, combinando objetos que já existem ou dando a eles novas funções, podemos elaborar alternativas que atendam muito bem ao objetivo final.

Um exemplo são os cabides. Tente, em vez de pendurar apenas roupas, utilizá-los para dispor cintos, óculos, lenços e bolsas. Você ainda ganhará um espaço a mais no armário.

Acessórios de cozinha também podem ser reaproveitados com outras finalidades. Dessa forma, os pires podem se transformar em porta-joias, já a boleira fica linda como um expositor para perfumes. Você pode encontrar muitas soluções de organização personalizada com truques assim!

Viu só como organizar armário é uma tarefa mais simples do que parece? Manter apenas o que você precisa, disposto de forma clara em recipientes que lhe permitam encontrar tudo sem um grande esforço, é sinônimo de sucesso.

Depois de conferir todas estas dicas de como organizar armário, você está pronta para começar a ajeitar o seu? Não deixe de nos contar qual delas você mais gostou aqui nos comentários!

Você pode gostar também

Sem comentário

Deixe seu comentário