fbpx
Dicas

5 benefícios de manter a cozinha organizada

9 de outubro de 2019

Não tem sensação melhor do que chegar em casa no fim do dia e estar tudo arrumadinho, não é? Até dá uma levantada no nosso ânimo. Uma cama arrumada ou uma pia limpa fazem muita diferença no seu dia a dia.

Quando o assunto é a cozinha, então, a organização traz ainda mais vantagens, muitas que você não imagina. Ainda não se convenceu? Vem que a gente te mostra!

5 benefícios de manter a cozinha organizada

1. Você vai se sentir melhor

Essa é óbvia, mas vale a pena repetir. Sim, um ambiente organizado e limpo faz você se sentir melhor, e a cozinha não é diferente. 

Nossa dica é: mesmo durante a semana, tire um tempinho do seu dia para limpar a sua cozinha. Não precisa fazer uma faxina completa todos os dias, mas dar uma leve arrumada. Um dia que está mais corrido, só foque em não deixar a pia cheia de louça. Mas, se for um dia mais tranquilo, que tal fazer uma limpeza nos armários ou azulejos

Organizar os objetos e fazer limpeza faz com que o nosso cérebro passe por um processo de limpeza interna, organizando os pensamentos e sentimentos do dia. Por isso, nos sentimos tão bem depois de uma faxina.

2. Fisicamente também!

Os benefícios de uma cozinha limpa não são apenas mentais. A saúde física também depende muito da limpeza e organização do cômodo! Afinal, é o lugar onde as refeições são preparadas e, muitas vezes, divididas. Por isso, é importante ter o cuidado de deixar tudo bem limpinho.

Não só isso, um ambiente da casa que não é organizado e limpo frequentemente traz outros problemas, principalmente para quem sofre de alergias ou crises de rinite, por exemplo. Se você deixar o pó tomar conta, pode ter certeza que logo os espirros aparecem.

3.Você vai economizar tempo

Com tudo bem organizado, você não perde mais tempo procurando itens que simplesmente somem bem quando você precisa deles. Na cozinha, isso se torna melhor ainda.

Um bom sistema é usar cestinhas ou potes para separar os itens da sua cozinha. Escolha a maneira que melhor funciona para você: pode ser por funcionalidade, por cor ou até mesmo por tamanho. Encontre o que te ajuda mais no dia a dia e deixe tudo arrumadinho!

4. E dinheiro!

Sim, por incrível que pareça: manter a cozinha arrumada vai fazer com que você gaste menos. Por quê?

Com a cozinha bem organizada, aquela preguiça de cozinhar quando chega em casa não tem desculpa para aparecer! Você não vê uma pilha de obstáculos (e louça suja) quando pensa em fazer o jantar. A vontade de pedir algo ou sair para comer, com certeza, vai diminuir, e isso é economia na certa.

Além disso, mantendo tudo em seu devido lugar, você também tem uma visão melhor do que realmente você tem em sua cozinha. Ou seja, diminui o desperdício e consegue fazer idas ao mercado de maneira mais efetiva, sem comprar itens desnecessários. 

5. Você vai se divertir mais

Ter mais vontade de cozinhar em casa é vantajoso economicamente, mas também é ótimo para a sua criatividade! Quando tudo está no seu lugar, você com certeza vai se sentir inspirada para tentar aquela receita de torta que seu filho sempre quis experimentar, ou mesmo para convidar os amigos e familiares para uma janta especial. 

Aproveite o espaço organizado para se divertir na cozinha, testar receitas diferentes e até mesmo ensinar as crianças a cozinhar. Tem coisa melhor do que isso?

Gostou de ver todas essas vantagens de manter a sua cozinha 100% organizada? Está inspirada para deixar a sua tinindo? Continue acompanhando nosso blog para receber mais dicas como essa.

Você pode gostar também

1 Comentário

  • Reply Fernanda 1 de novembro de 2019 at 22:06

    Muitas boas dicas!!!

  • Deixe seu comentário