fbpx
Dicas

15 ideias de brincadeiras para dentro de casa

27 de março de 2020

Com a suspensão das aulas, a quarentena se tornou uma realidade na casa de muitas famílias do Brasil. E agora, vem a pergunta: como manter as crianças entretidas durante o dia?  

Neste momento cheio de notícias assustadoras e com a rotina de cabeça para baixo, é importante encontrar atividades para distrair e divertir a criançada. Por isso, preparamos uma lista com 15 ideias de brincadeiras para você fazer com os seus pequenos sem precisar sair de casa. Vamos lá?

1. Carimbos de Isopor

Foto: Pop Lembrancinhas

Que criança não gosta de uma brincadeira com tinta? Com bandejas de isopor, canetas, tintas e rolinho de pintar, você cria um carimbo gigante para seus pequenos se divertem.

É só fazer um desenho – pressionando levemente, para ficar marcado – e passar a tinta da cor (ou mistura de cores!) que vocês quiserem. Aí, é só começar a carimbar.

2. Pintura com escovas de dente

Foto: Como Fazer em casa

Aquelas escovas de dentes velhas acabaram de ganhar um novo propósito. A pintura de respingo é diversão na certa e é ótima para a criatividade dos pequenos. Com os moldes cortados em papel, você incentiva pinturas diferentes.

3. Máscara com tachinhas

Foto: Como Fazer em casa

Fazer máscaras é uma atividade ótima para as crianças, mas você pode arrancar ainda mais gargalhadas. Você pode usar papéis com estampas e recortes diferentes para montar os rostos, de acordo com a criatividade das crianças. 

Ao prender os pedaços com tachinhas ao molde, você cria uma diversão extra: mexer e rodar os pedaços modificando as expressões faciais. A risada dos pequenos corre solta!

4. Jogo de acertar

Foto: Como Fazer em casa

Treinar a mira é uma atividade desafiadora que, com certeza, irá manter seus filhos entretidos por um bom tempo. É algo que exige foco e prática, ou seja: perfeito para deixar eles brincando quando você precisar de uma folga. 

Com tubos de papelão e bolinhas, ou mesmo uma garrafa e arcos, você pode montar o cenário. Uma dica? Faça um esquema de pontos. O desafio extra torna a brincadeira mais divertida.

5. Derrube as latas!

Foto: Como Fazer em casa

Uma variação para praticar a mira é a brincadeira de acertar as latas. Funciona no mesmo esquema, mas tem mais chance de bagunça – e com bagunça, vem diversão. O objetivo pode ser derrubar a pilha de latas de uma vez só ou derrubar uma a uma. Você decide!

Decore as latas junto com as crianças antes de brincar: é mais um momento de descontração para eles, e ainda dá para usar as latas como guarda-treco depois de brincar.

6. Castelo de papelão

Foto: Como Fazer em casa

Papelão, tesoura e tinta. Não precisa de mais nada para fazer esse brinquedo que com certeza irá gerar várias aventuras para o seu pequeno.

É só separar dois pedaços de papelão, fazer um encaixe entre eles para formar a estrutura “tipo cruz”, e recortar os telhados e portas. Com a tinta, você deixa tudo mais bonito e lúdico. E, claro, na hora de pintar, pode contar com a ajuda do seu filho!

7. Cadarços de brinquedo

Foto: Como Fazer em casa

Essa é ótima para ajudar as crianças a desenvolver maior coordenação motora e habilidade de foco! Com um pedaço de papelão e um barbante, você faz um brinquedo super simples que vai entretê-los por muito tempo.

Você pode fazer, como na foto, um desenho de um tênis para a criança brincar de colocar o cadarço, ou, se preferir, uma imagem de “ligue os pontos”. É só fazer os furinhos para formar o padrão que desejar. 

8. Forminhas de cozinhar

Foto: Como Fazer em casa

Você tem aquelas forminhas de estrela, coração e outros formatos em casa? É hora de tirá-las do armário e levar a criançada para a cozinha. Com certeza, vai deixar elas encantadas!

Se quiser algo mais simples, vocês podem brincar de cortar pedaços de melancia, por exemplo, usando as forminhas. Mas, se estiver se sentindo corajosa, vocês todos podem se divertir com uma tarde assando biscoitos temáticos. 

9. Bilboquê

Foto: Como Fazer em casa

Um clássico da nossa infância, o bilboquê é outro que exige bastante concentração para acertar – mas que gera muitas risadas durante a brincadeira. Incentive a criatividade dos pequenos ao oferecer fitas adesivas para a decoração!

Quer saber como fazer esses da foto? Olha o tutorial:

Foto: Como Fazer em casa

10. Jogo da velha com pedrinhas

Foto: Como Fazer em casa

Todo mundo sabe que o jogo da velha é o jogo oficial para quando se precisa passar o tempo. Que tal deixá-lo um pouco mais lúdico? Com pedras decoradas e um tabuleiro próprio para o jogo, as crianças vão ficar mais engajadas na brincadeira!

Você pode fazer os tradicionais X e O nas pedrinhas, ou, se preferir, como na foto, com estampas de abelhas e joaninhas.

11. Tambor de lata

Foto: Como Fazer em casa

Um instrumento musical é mais do que um brinquedo, já que incentiva o gosto pela música nos pequenos. Você, com certeza, tem os materiais em casa para fazer esse tambor improvisado. 

Tudo que precisa é: uma lata, uma bexiga e um elástico. E claro, algo que seu pequeno possa usar de baquetas para se divertindo fazendo um som. De resto, não tem segredo!

12. Binóculos de papelão

Foto: Como Fazer em casa

Por mais que a gente tenha um monte de atividades para manter as crianças entretidas durante os dias de quarentena, é natural que elas tenham vontade de sair de casa. Enquanto não dá para ir ao parque, dá para distrair os pequenos com binóculos.

O brinquedo improvisado é uma ótima maneira de transformar a vista do dia a dia em algo novo. Principalmente, se você mora em apartamento – telado, é claro!

13. Cidade com fita adesiva

Foto: Tempo Junto

Você sabe muito bem como a criatividade dos pequenos vai longe, não é? Esse talvez seja o tutorial mais fácil da nossa lista, e com certeza um dos que vai render mais horas de brincadeira.

Só precisa colar a fita adesiva em um padrão no chão da sala, liberar os brinquedos e pronto! Só deixar a criatividade correr solta. Pode ter certeza que essas ruas de fita adesiva vão gerar muitas histórias. 

14. Circuito de Atividades

Foto: Tempo Junto

Quem disse que precisa sair de casa para gastar energia? Se você estiver disposto a bagunçar um pouco a sala, pode ter certeza que não vai ter discussão na hora de dormir. 

Use a sua criatividade para montar um circuito de atividades para os pequenos. Tudo é válido: móveis, almofadas e o que mais estiver disponível. Depois, é só dar a largada à corrida e curtir a bagunça. 

15. Cabana de Papelão

Foto: i.pinimg

Enquanto o tutorial anterior envolvia muita correria por toda a sala, esse é ideal para um momento de descanso. Todo mundo sabe que uma caixa de papelão é muito divertida. 

Mas que tal incrementar a cabana com luzes pisca-pisca, almofadas e o que mais tiver por aí?

Isso cria um espaço para o seu pequeno descansar, ler um livro ou mesmo só brincar de cabaninha. 

Essas são nossas dicas para brincadeiras para fazer dentro de casa, principalmente durante esse período de quarentena. Esperamos que com elas, você consiga entreter os seus pequenos enquanto vocês ficam em casa para o bem maior. Lembre-se: estamos juntos nessa e tudo isso vai passar!

Você pode gostar também

Sem comentário

Deixe seu comentário